Notícias

Abertura da XV Conferência Estadual da Advocacia é marcada por comenda máxima ‘Medalha Heitor Medeiros’

Data:

A abertura da XV Conferência Estadual da Advocacia, realizada na noite desta quarta-feira (4), foi marcada por homenagens, com a entrega da comenda máxima ‘Medalha do Mérito Jurídico Advogado Heitor Medeiros’. A honraria é prestada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) a cinco decanos de destaque no exercício da profissão, que tenham prestado relevantes serviços profissionais à sociedade, honrando e dignificando a advocacia sul-mato-grossense.

Os outorgados, aprovados pelo Conselho Seccional, foram: Antônio Costa Corcioli, Aparecido dos Passos, Delasnieve Miranda Daspet de Souza, Ladislau Ramos e Sandra Mara de Lima Rigo.A  medalha foi entregue aos homenageados pela Diretoria da instituição. 

Ao Advogado Antônio Corcioli, a entrega foi realizada pelo Presidente da Seccional Mato Grosso do Sul Mansour Elias Karmouche. Há 29 anos exercendo a advocacia e Presidente por três mandatos da Subseção Três Lagoas (2001 -2003 / 2010-2012 / 2016-2018), Antônio fala do sentimento de gratidão pelo reconhecimento. 

“Agradeço ao Presidente Mansour, sua Diretoria e todo o Conselho que referendou o meu nome para receber essa grandiosa honraria. Agradeço também a Diretoria e Conselho que estiveram comigo quando tive a grata satisfação de por três mandatos presidir a Subseção Três Lagoas. Essa comenda é motivo de muito orgulho para mim e minha família. Ela pertence também a cada advogado e advogada da nossa cidade que, como eu, sobrevive de um trabalho honesto, no exercício cotidiano da sublime arte de avocar a si a defesa dos direitos de quem precisa de justiça”, celebrou. 

O Vice-Presidente Designado Walfrido Azambuja Junior fez a entrega à Embaixadora da Paz e Presidente da Comissão de Cultura da OAB/MS Delasnieve Miranda Daspet. Ela já foi Presidente da Comissão de Prerrogativas, Direitos Humanos e foi quem esteve à frente da organização da comemoração dos 40 anos da nossa instituição, dedicando toda atenção para que a data ficasse marcada na história. 

“Essa homenagem significa o reconhecimento do trabalho que realizamos desde os bancos de faculdade até hoje em prol da nossa classe e sociedade. São 45 anos de exercício da profissão. Faria novamente o curso de Direito, se fosse necessário. É o curso que escolhi para a minha vida”. 

A advogada Sandra Mara de Lima Rigo recebeu a mais alta comenda da advocacia das mãos da Secretária-Geral Adjunta Eclair Nantes. Sandra Rigo tem 35 anos de carreira e há dois mandatos atua pela classe, junto ao Tribunal de Ética e Disciplina. É ativista das causas sociais e filantrópicas. Além disso, foi a primeira mulher a presidir a Associação dos Advogados Trabalhistas do Estado, entre 2005 e 2010. Com muita alegria, ela expressou palavras de agradecimento. 

“Sou grata a todos da Casa pelo reconhecimento que tiveram ao meu trabalho. Essa é uma profissão que abracei desde 1985, que amo e tenho o prazer de ter o filho seguindo o mesmo caminho. Estendo essa homenagem a todos que fizeram parte deste grande trabalho que realizamos em prol da advocacia”.

O Advogado Aparecido dos Passos foi agraciado com a medalha recebida pelo Diretor-Tesoureiro Marco Rocha. O decano é dono da OAB número 1.991 e foi um dos primeiros advogados na área trabalhista. Com 43 anos de carreira, muito contribuiu para a classe: foi Conselheiro Seccional, membro da Comissão do Exame de Ordem, Tesoureiro da Comissão de obras da Construção da Sede da OAB/MS e fez parte do TED. 

“Fiquei muito satisfeito e honrado ao ser indicado para esta importante homenagem, que significa muito para a minha profissional. É um grande reconhecimento que recebo da nossa Ordem dos Advogados em Mato Grosso do Sul pelo trabalhos prestados ao longo da minha carreira à advocacia”. 

Por fim, o Conselheiro Federal Afeife Mohamed Hajj fez a entrega da ‘Medalha Heitor Medeiros’ ao Advogado Ladislau Ramos que presidiu o Tribunal de Ética e Disciplina por três mandatos e está como Corregedor a dois. Formou-se em 1967, na Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. À advocacia, dedicou 52 anos dos seus 80 de idade. 

“O recebimento da ‘Medalha do Mérito Jurídico Advogado Heitor Medeiros’ representa um reconhecimento do trabalho que exercemos em sociedade. Trabalho esse que temos que desenvolver para garantir a historia da advocacia. O nosso papel é dar continuidade às garantias constitucionais e assegurar as conquistas dos nossos antepassados. Agradeço a indicação do meu nome e destaco que a nossa Seccional é uma das mais importantes e respeitados no país, devido ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Presidente Mansour e toda a sua Diretoria”, comemorou. 

A noite de homenagens foi encerrada com Geraldo Espíndola apresentando as canções Cunhataiporã e Kikiô.

Texto: Laura Holsback / Fotos: Miguel Palácios