Notícias

Comissões da OAB/MS se reúnem para tratativas de ações para o Agosto Lilás

Data:

Juntamente à Comissão da Mulher Advogada, representantes de outras 14 Comissões da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), se reuniram nesta terça-feira (9) para deliberar sobre o calendário de ações a serem realizadas pelo Agosto Lilás – mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Representando a Diretoria, fizeram -se presentes o Presidente da Ordem, Mansour Elias Karmouche, e a Secretária-Geral Adjunta, Eclair Nantes.

No contexto da campanha, farão parte da programação duas palestras a serem realizadas em universidades de Campo Grande, buscando levar ao meio acadêmico conhecimento técnico sobre aspectos da Lei Maria da Penha, que em setembro completará 13 anos. Além de advogados, advogadas, os eventos terão a participação de especialistas em saúde mental.

O Presidente da OAB/MS, Mansour Karmouche, destacou que “a programação que será feita neste mês simbólico vem de encontro a todos os anseios da advocacia e sociedade”.

De acordo com Eclair Nantes, a OAB/MS acredita que por meio da educação faz-se a diferença na sociedade. “Trabalhamos essa pauta o ano todo, mas em agosto intensificamos as ações levando com mais propriedade os temas, inclusive no âmbito jurídico, esclarecendo à população sobre a Lei Maria da Penha e consequências de se cometer um ato violento”, explicou.

Apresentado nesta semana, o Laboratório de Inovação e Tecnologia da OAB/MS auxiliará, juntamente a outras instituições parceiras. “O nosso trabalho será no sentido de organizar e programar para termos eventos continuados, de maneira efetiva. A operação será focada em assuntos específicos para atingir o maior público possível. O objetivo é fazermos um trabalho amplificado e que traga resultados, tanto para a sociedade quanto a OAB/MS”, disse a Advogada Dayane Nascimento Fernandes Lupoli, Coordenadora de Tecnologia de Informação.

A Presidente da Comissão da Mulher Advogada, Cláudia Cafure, falou sobre a honra em mais uma vez fazer parte de campanha dessa natureza, de extrema relevância. “Foi de suma importância a participação, colaboração e engajamento das demais Comissões no lançamento da Campanha Agosto Lilás. Essa união fortalece todo o trabalho a ser realizado, com a propositura de diversas abordagens acerca da comemoração da sanção da Lei Maria da Penha”, pontuou.

Estiveram presentes também na reunião de tratativas para o Agosto Lilás pela Comissão da Mulher Advogada, a membro Iacita Azamor; pela Comissão Nacional da Mulher Advogada, Marcela de Araújo; a Vice-Presidente da Comissão de Combate à Violência Doméstica e Familiar, Ronea Batista; Presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência e da Acessibilidade Rita Luz; Presidente da Comissão dos Direitos dos Idosos e membro também da Comissão de Liberdade Religiosa, Lilian Veronese; a Presidente da Comissão de Precatórios, Ivanir Mazzotti; a Presidente da Comissão do Sistema Carcerário, Fábia Favaro; Vice-Presidente da Comissão de Segurança Pública, Maria Isabela Saldanha; Presidente da Comissão de Direito Sistêmico, Rita de Andrade; a Presidente da Comissão OAB vai à Escola, Ana Laura Ribeiro, a Secretária-Geral Liliane Pimentel e a membro Alice Adolfa; a Vice-Presidente da Comissão de Direitos Sociais e membro da Comissão de Diversidade Sexual, Dalila Soares e a Vice-Presidente da Comissão de Direito das Famílias, Ildália Aguiar.

Trabalhando em prol dos direitos da mulher desde 2005 como membro de Comissões, a advogada Iacita encerrou a reunião com palavras que refletem o sentimento de satisfação. “Sempre fui movida pela dor de outra mulher. No decorrer da vida presenciei muito sofrimento e, às vezes, por falta de conhecimento. Por isso, decidi colaborar com essas pessoas com o meu conhecimento, para que possam melhorar a vida”, finalizou.