Notícias

Conselho entrega Moção de Congratulação ao ex-Presidente da OAB/MS Desembargador Claudionor Miguel Abss Duarte

Data:

Durante sessão ordinária desta sexta-feira (29), o Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), entregou Moção de Congratulação e Selo Comemorativo de 40 anos ao Desembargador e ex-Presidente da instituição Claudionor Miguel Abss Duarte.

Aos 72 anos, Claudionor é um dos mais antigos desembargadores em atividade no Brasil. Nascido em Albuquerque, distrito de Corumbá, se formou em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – Faculdade Paulista de Direito. Foi Presidente da OAB/MS de 1988 a 1989. Já ocupou os cargos de Corregedor-Geral de Justiça, Vice-Presidente e Corregedor do TRE/MS, Presidente do TRE/MS e Presidente do TJMS. Atualmente faz parte do Órgão Especial, da 1ª Seção Cível e da 3ª Câmara Cível.

O Presidente Mansour Elias Karmouche recepcionou Claudionor com palavras de agradecimento pelos serviços prestados em prol da advocacia e da sociedade sul-mato-grossense. “Doutor Claudionor, hoje Desembargador oriundo do Quinto Constitucional, foi o sexto Presidente desta Casa. Ele prestou relevantes serviços para a nossa classe e continua defendendo a bandeira da advocacia. Motivo de maior orgulho da nossa instituição, pessoas que nos orgulharam quando vestiam a beca e continuam nos orgulhando quando estão com a toga. Sempre solícito e disposto a atender a todos. Por isso, essa homenagem que reconhece os trabalhos daqueles que construíram nossa OAB/MS nesses 40 anos e será lembrado por todas futuras gerações”.

O Vice-Presidente Gervásio Alves de Oliveira Júnior também agradeceu Claudionor pelo trabalho, que serve de exemplo aos mais jovens. “Quero externar meu reconhecimento ao Desembargador Claudionor, exemplo de advogado e magistrado do Quinto Constitucional aos demais membros da corte julgadora, que dá o exemplo das vicissitudes da advocacia na defesa do direito constituído. Dirigente que sabe os problemas que a advocacia enfrenta na defesa dos interesses da sociedade. Exemplo de que o Quinto Constitucional tem uma função fundamental no exercício da jurisdição”.

Claudionor, que se inscreveu na Ordem em 1975 com o número 3.978, então Mato Grosso uno, agradeceu a honraria e lembrou do convívio com advogados da época, como Wilson Barbosa Martins. “Tive o prazer em receber visita do Doutor Wilson me convidando para ser candidato. Grata felicidade em ter sido Presidente da OAB/MS na gestão 1988-1989 trabalhando pela advocacia de Mato Grosso do Sul. Depois fui para o Tribunal em 1987. São 32 anos prestando serviço ao Judiciário de Mato Grosso do Sul, sem esquecer a advocacia. Sempre procurei conviver bem com os colegas e por isso, recebo a todos em meu gabinete com maior orgulho. Muito obrigado pela homenagem desta Casa”.

Na ocasião, os Conselheiros Estaduais da OAB/MS também elogiaram a maneira como Desembargador Claudionor trabalha e recebe a advocacia em seu gabinete.