Diretoria da OAB/MS e da CAAMS recebem estudantes de Direito

Data:

Com o propósito de conhecer a estrutura da Casa de trabalho que em breve farão parte, estudantes do curso de Direito da Universidade Anhanguera visitaram a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), na manhã desta sexta-feira (13). Mais de 50 acadêmicos do 9º e 10º semestres foram recebidos pelo Presidente Mansour Elias Karmouche, Vice-Presidente Gervásio Alves de Oliveira Júnior e o Tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA), César Palumbo. A responsável pela visitação foi a professora e Conselheira Estadual Isa Maria Formaggio Marques Guerini.

Ao apresentar a sede aos estudantes, o Presidente da Ordem contou brevemente sobre a sua carreira na advocacia que teve início na Comissão de Direitos Humanos e destacou que a história da OAB/MS é de luta e segurança para a cidadania. “Faz cobranças e empunha bandeiras em prol da sociedade. Temos que assegurar a verdade, o cumprimento da constituição das leis e do estado democrático de direito”, defendeu.

Mansour esclareceu aos alunos que os cidadãos somente são protegidos quando uma instituição é isenta e imparcial. “A OAB/MS tem o seu valor porque é construída com os ideais e lutas da classe de advogados. Com a nossa contribuição diária, ideias, resistência contra o arbítrio, a vilania e injustiças é que podemos fazer a instituição ser forte. A nossa profissão não é para fracos. É para quem tem raça, coragem e vontade de fazer a diferença”, frisou o Presidente.

O Vice-Presidente Gervásio Alves de Oliveira Júnior deu as boas-vindas aos acadêmicos e explicou atribuições. “A Vice-Presidência tem a responsabilidade de apreciar as representações éticas de desvios de conduta dos advogados e entender, a partir de análise, se será instaurado ou não um processo ético-disciplinar para apurar a devida conduta”, descreveu.

Gervásio pontuou que atualmente existe incidência grande de violação dos preceitos do Código de Ética e Estatuto da OAB, principalmente pela jovem advocacia. “Muitas vezes não é por má-fé. No desespero, fazem propaganda para entrar no mercado de trabalho. Ainda assim temos que instaurar processos e isso pode constituir infração disciplinar. Outro motivo é o desconhecimento das normas. Recomendo que leiam e conheçam o Código de Ética e o Estatuto da OAB para melhor atuar no exercício da profissão e tornarem-se competentes, íntegros e éticos para refletir positivamente na sociedade”, alertou o Vice-Presidente.

César Palumbo apresentou os benefícios ofertados aos integrantes da instituição e aconselhou aos universitários. “Ao sair da faculdade, já se preparem e façam o Exame de Ordem. Lutem por isso, tenham o seu certificado. Não deixem para depois e aproveitem o momento que o conhecimento está pulsante. Façam parte dessa instituição tão nobre. A única que está inserida no texto da Constituição Federal e que é o pilar máximo que assegura a ampla defesa e o estado democrático de Direito”, enfatizou.

A Professora e Conselheira explica que o objetivo de levar os estudantes até à OAB/MS foi para que “conhecessem a Casa da Cidadania e compreendessem quais são as atribuições, o funcionamento, atividades desenvolvidas em relação aos advogados e sociedade e os benefícios concedidos à classe advocatícia”.

Ricardo Camilo Soares é estudante do último semestre de Direito e já está aprovado no Exame de Ordem. “Para nós, acadêmicos, é muito importante conhecer esse ambiente. Principalmente por ser a nossa futura Casa de trabalho. Nos sentimos muito acolhidos e agradecemos a recepção que tivemos”, celebrou.