Notícias

Discursos sobre papel da advocacia e combate à corrupção marcam entrega de carteira a 51 advogados na OAB/MS

Data:

Com o auditório cheio, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), recebeu 51 novos (as) advogados (as) e uma estagiária em solenidade nesta terça-feira (11).

Participaram de entrega de carteira o Presidente da OAB/MS Mansour Elias Karmouche; o Vice-Presidente Gervásio Alves de Oliveira Júnior; o Secretário-Geral Stheven Razuk; a  Secretária-Geral Adjunta Eclair Nantes; o Diretor-Tesoureiro Marco Rocha; o Corregedor-Geral do Tribunal de Ética e Disciplina Ladislau Ramos; o Presidente da Subseção Costa Rica Adriano Martins; a Secretária-Geral Adjunta da CAAMS Janaína Pouso; o Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes Elton Nasser (Paraninfo) e a Presidente da Comissão da Jovem Advocacia Janine Delgado.

Janine Delgado começou discurso dando as boas-vindas aos compromissados. “A partir de agora, vocês podem ter orgulho de ser advogado e não esqueçam: pautem sempre suas carreiras na ética. Não tenham medo das notícias sobre corrupção. Não se preocupem quanto ao sucesso da profissão de vocês. O sol nasce todos os dias para todos”.  A Presidente da Comissão da Jovem Advocacia comemorou com os presentes a notícia de que Bonito sediará a III Conferência Nacional da Jovem Advocacia em 2021, recebida nesta segunda-feira (10). “Fomos aprovados por aclamação. Teremos a honra de receber a advocacia brasileira aqui. Isso se deve ao apoio que recebemos, tanto da nossa Diretoria, como de toda advocacia. Temos aqui um Estado valoroso e próspero”.

A Secretária-Geral Adjunta da CAAMS, Janaína Pouso falou sobre todo o apoio e a estrutura que a Ordem sul-mato-grossense oferece aos advogados: “Temos 31 Subseções e vários serviços e benefícios da CAAMS que facilitam a vida dos advogados e advogadas, farmácia, livraria, auxílio-maternidade, cesta básica, entre outros. Outro braço nosso é a Escola Superior da Advocacia, que oferece cursos e palestras gratuitas, onde o advogado estuda e se aprimora. Aqui vocês serão sempre bem recebidos. Nossa OAB está de portas abertas a todos vocês”.

O Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Elton Nasser foi o Padrinho da turma. Em seu discurso, ele levou uma mensagem de alegria e esperança aos advogados. “O mundo que estamos vivendo hoje está carente de dignidade. A dignidade da pessoa humana está dentro de vocês. O advogado que tem humildade terá sempre as portas abertas. Nós não somos os senhores da razão. Nós somos os intercessores da justiça. Por nosso intermédio, a justiça é feita”.

Tranquilidade e fé, segundo Elton, devem estar entre os eixos norteadores dos operadores do direito. “O advogado precisa ter como marca a marca da fé. A sociedade precisa de nós. O advogado e a advogada têm a força de evitar que uma injustiça possa ser feita”.

Emocionado, Elton terminou seu discurso agradecendo o pai, que estava presente, por todo apoio e amor. “Estamos aqui para servir e onde nós desenvolvermos o amor, lá estará a realização dos nossos sonhos”.

Na ocasião, a Advogada Adriana Fortaleza do Nascimento fez o juramento e Izabella Oliveira Silva foi a porta-voz da turma: “Parabenizo meus colegas que hoje, assim como eu, começam nessa nobre profissão que é a advocacia. Não foi fácil chegar até aqui. Foram anos de faculdade, abdicação e renúncias para realização do curso e aprovação no Exame de Ordem. Nós somos merecedores dessa grande conquista”.

Ao dar as boas-vindas aos advogados e advogadas, Mansour Elias Karmouche começou seu discurso falando sobre a importância da luta em prol do combate à corrupção. “Esse país tem visto todos os dias uma nova trama no cenário político nacional. O Brasil não vai mudar mantendo a velha política. Não é mais admissível vivermos vendo o privilégio de poucos sendo sustentados pela maioria. Nós precisamos avançar. O Brasil precisa avançar. A Advocacia tem um papel preponderante nesse avanço. Muitas vezes, a advocacia foi colocada em xeque, mas o que vemos é que a advocacia talvez seja a atriz principal, como nos últimos casos noticiados na mídia”.

O Presidente da OAB/MS ressaltou a importância do papel da advocacia e do advogado. “Não meramente o detentor de um mandato, mas defensor da sociedade. Indispensável à administração da justiça. Somos a única entidade que pode entrar com ação direta de inconstitucionalidade. Por isso, nós precisamos ter respeito as nossas leis e discernimento nesse momento complicado que nós estamos vivendo e fazer sempre com que os pilares do estado democrático de direito prevaleçam”.

Prestigiaram também a solenidade de entrega de carteira os Conselheiros Estaduais Fernando Scaff e Maria Caroline Bertol Carloto Trindade Nantes.