Notícias

Encerra Curso de Acessibilidade ao PJe para advogados e estudantes de Direito com deficiência visual

Data:

Nesta quinta-feira (09) ocorreu o encerramento da capacitação ao PJe para advogados e estudantes de Direito com deficiência visual, fruto de parceria da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), e Tribunal Regional do Trabalho 24ª Região.

O curso gratuito oferecido pelo Advogado Silvio Lemos, Servidor do TRT, também cego, começou no dia 16 de dezembro. Participaram oito advogados, advogadas e um estudante.

A Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/MS, Rita Luz comentou da importância da valorização dos advogados com deficiência. “A acessibilidade e as ferramentas de apoio para as pessoas com deficiência são de extrema valia para acessar sistemas e trabalhar na carreira que escolheu”.

 O Advogado Cassio Roberto Gomes Silva, Delegado da Organização dos Cegos do Brasil (ONCB-MS) e Conselheiro Municipal de Juventude foi um deles. “Foi uma experiência extraordinária porque ofereceu as ferramentas necessárias para a pessoa com deficiência acessar os recursos que precisa enquanto advogado, para trabalhar sem depender de outro, é a instrumentalização do direito de acessibilidade, operacionalizando as pessoas com deficiência visual para poder exercer a atividade com autonomia”, disse.

A Juíza do Trabalho Déa Marisa Brandão Cubel Yule disse que “os alunos estudantes e advogados estavam muito determinados e comprometidos com o processo de aprendizagem. Foi um projeto piloto de sucesso que seguramente será replicado aqui e no restante do Brasil. Quebrar a principal barreira para o livre exercício da profissão do advogado que é a barreira tecnológica é essencial para se criar uma justiça inclusiva e acessível a todos”.