| | |
OABMS

Entre Aspas

 

Novos tempos: a Ordem em progresso

É com muita alegria e satisfação que apresentamos o novo formato visual de nosso site. Não se trata apenas de mudança doméstica. Avançamos também no conteúdo, criando novos serviços, disponibilizamos novos portais e melhoramos a navegabilidade.

Acreditamos que estamos fazendo algumas alterações conceituais no modelo de comunicação com o advogado para atendê-lo melhor.

Isso se torna necessário, não somente porque o processo que vivemos é dinâmico, mas principalmente pelo fato de que precisamos dar uma nova interface às mudanças internas que a atual gestão da Ordem está implementando.

De pouco adianta fazermos isso sem o conhecimento do público externo.

Esse espaço que hoje inauguramos pertence a todos os advogados sul-mato-grossenses. Semanalmente, um membro de nossa gestão estará publicando artigos de interesse profissional, comentando assuntos do cotidiano, seja local, nacional ou internacional.

Sempre digo que não somos uma ilha. Estamos inseridos num contexto amplo onde todos os temas se interpenetram, estimulando os advogados e advogadas a participarem desse grande debate que se chama Mundo.

Recentemente, fomos levados a discutir assunto que pensávamos que no Brasil seria impensável: o terrorismo internacional, surgido com o advento das Olimpíadas no Rio de Janeiro, que suscitou na prisão de suspeitos que atualmente se encontram na Penitenciária Federal de Mato Grosso do Sul.

Diante da restrição de impedimento de advogados aos detentos fomos obrigados a intervir para que o Ministério da Justiça revogasse uma portaria que era totalmente contrária às prerrogativas dos profissionais do direito.

Da mesma forma, cada vez mais, temos que ficar atentos às chamadas demandas da modernidade, que nos colocam inúmeros desafios diariamente, nos propondo questões instigantes que passam pelos direitos das mulheres, das etnias, dos desprotegidos, percorrendo reclamos da sociedade quanto aos valores do Estado Democrático de Direito, dos mecanismos da Justiça, até chegar discussões políticas relevantes, que foi nosso posicionamento em relação ao processo de impeachment da presidente da República.

Os novos tempos são sonoramente confusos. Eles reclamam das instituições permanente atualização. Hoje estamos dando um passo importante nesse sentido. Esperamos que nossos advogados participem desse processo, pois a Ordem somos todos nós. Essa é a Casa da Cidadania.

Como disse recentemente o senador Democrata Americano Cory Booker, durante a convenção de Hillary Clinton, “sozinhos, podemos ir mais rápido, mas juntos vamos mais longe”.

Sejam bem-vindos.

MÍDIAS SOCIAIS