Maio Laranja: Presidente da OAB/MS reforça compromisso institucional no combate à violência sexual de crianças e adolescentes

Data:

Ao participar do lançamento da Campanha Maio Laranja, de combate e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS), Mansour Elias Karmouche, reforçou o papel da instituição na luta pelos direitos e pela proteção da sociedade. O Secretário-Geral Stheven Razuk também esteve presente na cerimônia, realizada na manhã desta sexta-feira (10), no auditório da Governadoria.

“O evento é muito importante porque convida as instituições para formar essa rede de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A OAB/MS tem as suas comissões muito atuantes nesse segmento de combate e prevenção, que é tão importante para as nossas gerações e sociedade. Parabenizo ao Governo do Estado por mais essa iniciativa e ao deputado Herculano Borges por essa lei que criou, também aos demais vereadores que a repercutiram. A OAB/MS vai cumprir o seu papel institucional sempre no apoio a essas medidas tão salutares à nossa sociedade”, destacou o Presidente da Ordem, Mansour Karmouche.

Em Mato Grosso do Sul, a campanha Maio Laranja foi proposta pelo Deputado Estadual Herculano Borges e pela idealizadora do Projeto Nova, que trabalha com sobreviventes do abuso e exploração sexual, Viviane Vaz. A iniciativa virou projeto de lei que foi sancionado pelo governador Reinaldo Azambuja.

Segundo o Deputado Estadual, o lançamento da campanha é a sequência de um sonho que começou no ano de 2017, quando a lei foi sancionada. “Hoje estamos fazendo o lançamento da 2ª edição deste sonho, e essa é uma oportunidade ímpar para que todos possam abraçar essa causa. Agradeço presença do Presidente Mansour e tenho certeza que a OAB/MS vai nos ajudar muito, sendo parceira neste trabalho”, pontuou.

Também presente no lançamento, o Deputado Estadual Coronel David citou sobre o trabalho que tem feito no sentido de punição aos abusadores. “Prestigio e fortaleço esse movimento Maio Laranja porque sou autor de uma lei que criou o cadastro estadual de pedófilos e ela soma a criação de instrumentos junto à sociedade para que a gente possa conter esses crimes contra crianças e adolescentes”, frisou.

O evento foi encerrado com o discurso do Governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja. “Mais do que ter as leis e instrumentos, precisamos criar uma teia forte para o despertar da denúncia, que envolva as áreas de governo, não-governamentais e a sociedade como um todo. Devemos destacar também que a atenção das famílias é muito importante no sentido da prevenção do abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Isso tem que ser combatido por todos nós: divulgando, fazendo campanhas, levando dentro das escolas palestras e o despertar para o problema”, finalizou.

Autoridades públicas presentes: Subsecretária de Políticas para a Mulher, Carla Stephanini; Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Paulo Corrêa; Deputado Federal por Mato Grosso do Sul Luiz Ovando; Deputado Estadual, Professor Rinaldo; Secretário-Especial do Gabinete do Governador, Carlos Alberto de Assis; Defensora Pública Marisa Nunes Santos Rodrigues, que é Coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente; Secretária-Especial da Cidadania do Estado de MS, Luciana Azambuja; Secretária-Especial do Escritório de Parceria Estratégica, Eliane Detoni; Subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres de MS, Giovana Corrêa Vargas; Comandante da Polícia Militar, Coronel Waldir Acosta; Presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, Vereador João Rocha; Vereador Eduardo Cury; Vereador Papy; Vereador de Corumbá, Manoel Rodrigues; Vereadora de Ribas de Rio Pardo, Fabiana Galvão; Secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho de MS, Elisa Cleia Pinheiro; Secretário- Adjunto de Estado de Educação Edio Antônio; Subcomandante da PM, Edmilson Lopes; Presidente do Conselho Municipal de Pastores, Ronaldo Leite Batista e Presidente da Escola de Futebol Bola de Ouro, Jairo César.