Notícias

Mais de 50 novos operadores do Direito são recepcionados em 1ª solenidade de entrega de carteiras

Data:

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) recebeu 54 novos operadores do Direito, na primeira solenidade de entrega de carteiras do ano de 2020, realizada na manhã desta quarta-feira (12), no auditório da instituição.

Juntamente à Diretoria da Ordem: Presidente Mansour Elias Karmouche, o Vice-Presidente Gervásio Alves de Oliveira Júnior, o Secretário Geral Stheven Razuk, a Secretária Geral Adjunta Eclair Nantes e o Diretor-Tesoureiro Marco Rocha, sentaram-se à mesa de honra o Conselheiro Federal Vinícius Monteiro Paiva, Diretor-Geral da Escola Superior da Advocacia (ESA/MS) Ricardo Pereira, Secretária-Geral Adjunta da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA) Janaina Pouso, Conselheiro Seccional Heitor Miranda Guimarães, Presidente da Comissão da Jovem Advocacia Janine Delgado, Vice-Presidente da Comissão de Direito Empresarial Carlos Gustavo Cristofaro Marinho, Vice-Presidente da Comissão de Exame de Ordem Moisés Salim, Membro do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) e Padrinho da Turma Gustavo de Almeida Freitas Borges e o Promotor de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul Lindomar Tiago Rodrigues.

Ao discursar, Mansour deu boas-vindas aos advogados e advogadas e destacou o papel da OAB. “Temos dúplice função: constitucional e legal, trabalhar pela advocacia e pela cidadania. A OAB se manifesta pelo aprimoramento das instituições. Esse é o nosso papel, debater problemas enfrentados pela sociedade, desde o Plano Diretor de Campo Grande ao aumento do imposto sobre os combustíveis. Vocês, a partir de hoje, estão habilitados a exercer a profissão de advogado e advogada”, destacou.

O respeito às leis, a Constituição brasileira e às prerrogativas também foram temas do discurso do Presidente da OAB/MS. “Para que vocês possam exercer o contraditório e a ampla defesa, há um conjunto de instrumentos chamado prerrogativas, necessárias para a defesa do cidadão. De Mato Grosso do Sul saiu um Projeto de Lei que criminaliza a violação das prerrogativas. Uma grande vitória para a nossa classe porque violar a prerrogativa é violar a cidadania. Pedimos igualdade de tratamento e de respeito para todos. Não vamos retroceder com as nossas lutas. Só assim faremos uma sociedade justa e igualitária”, concluiu sua fala.

Presidente da Jovem Advocacia, Janine falou que a partir de agora os futuros profissionais têm compromisso com os cidadãos. “Apesar das dificuldades no início da profissão tudo é possível, basta ter empenho e determinação. Lembrem-se sempre que o advogado é a luz da sociedade”, enfatizou.

Ricardo Souza Pereira parabenizou os novos advogados e advogadas pelo recebimento da carteira e destacou que as dificuldades são proporcionais à vitória. “Tenho 17 anos de advocacia e repasso a vocês um grande aprendizado. O advogado que tenta se impor pelo grito ou força não se dá bem, ele deve, sim, demonstrar o seu pleno conhecimento”, aconselhou acrescentando que a Escola Superior de Advocacia retribui a anuidade paga pelos profissionais oferecendo especializações e que em pouco mais de um ano foram realizados mais de 340 cursos.

Janaína Pouso apresentou os benefícios da CAAMS, braço assistencial da OAB/MS, e reforçou a importância de os jovens operadores do Direito fazerem parte das Comissões. “Muitos advogados recebem a carteira e não conhecem a própria Casa, apenas nos momentos de dificuldades procuram saber sobre os seus direitos. Conheçam a Casa de vocês, participem das nossas Comissões. Vale a pena. É o começo para o sucesso na carreira”, aconselhou.

O Padrinho da Turma Gustavo Borges desejou sucesso e advertiu aos compromissandos: “hoje vocês deixaram de ser acadêmicos, bacharéis em Direito e passam a ser Advogados. Cada erro mínimo pode ser fatal para a defesa do interesse dos seus clientes. Tenham a noção da grandeza que é ser advogado, o que representam para a sociedade e da responsabilidade de vocês com todos. Que o caminho seja trilhado com base nos princípios morais, boas condutas e atualizem sempre o conhecimento de vocês”, disse.

A jovem Advogada Eduarda Azevedo de Oliveira leu o juramento e Natacha Gabriela Ajala discursou em nome da turma. “Este ato tão sublime representa grande conquista na vida de cada um. Não foi tarefa fácil chegar aqui, foram anos de muitos estudos, dedicação, afinco, conciliando amigos, família, trabalho e lazer. Agora que passamos por grandes percalços podemos dar valor a cada etapa . Somos resultado de uma luta que deu certo e isso é gratificante”, agradeceu.

Confira a galeria completa de fotos na Fanpage da OAB/MS.

Texto: Laura Holsback / Fotos: Gerson Walber