Notícias

Mansour destaca importância da formação e Exame de Ordem para a defesa da sociedade durante abertura de Congresso

Data:

“Vocês são o futuro do nosso país. Vocês têm a energia necessária para fazer a transformação, mas para isso é preciso começar de dentro para fora, desde os bancos das faculdades, porque vocês serão amanhã os defensores da Constituição e da sociedade”. Com uma mensagem de reflexão e incentivo, o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Mansour Elias Karmouche fez a abertura do Congresso Estadual de Acadêmicos e Estagiários de Direito. O evento, que continua nesta quarta e quinta-feira, aborda assuntos atuais da advocacia.

A mesa de abertura desta terça-feira (07) foi composta pelo Presidente da OAB/MS, Mansour Elias Karmouche; o Presidente da Comissão de Acadêmicos e Estagiários de Direito, Arthur Gabriel Marcon Vasques; o Presidente do Centro Acadêmico Jorge Eustácio da S. Frias (CAJEF) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Pedro Dias Marques; o Presidente do Centro Acadêmico da Uniderp/Anhanguera, Luis Fernando; o Vice-Presidente do Centro Acadêmico (Cadoble) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Luiz Eduardo; e a Advogada Mayara Baís representando a Faculdade Insted.

Na abertura, Mansour iniciou seu discurso com uma reflexão sobre a notícia do corte de milhões de reais para as universidades e institutos federais (Veiculada pela mídia semana passada). “Eu me pergunto como nós vamos melhorar o Brasil? Como vamos fazer com que nosso país seja melhor e diferente? Nós, enquanto advogados e futuros advogados, precisamos dar respostas para a sociedade. Vocês, amanhã, serão os defensores da Constituição, os defensores das leis e devem conhecê-las a fundo e com muito respeito. Isso é fundamental hoje e, principalmente, para a profissão que vocês escolherão seguir”.

O Presidente da OAB/MS citou sobre a necessidade do Exame de Ordem: “Um filtro necessário para a proteção da sociedade, uma garantia que esse curso de Bacharelado, que vocês escolheram, valeu a pena ser feito. Nós temos essa preocupação com a aprovação. Vocês serão o nosso futuro. Por isso, a formação acadêmica é muito importante e vocês precisam se preparar. Nós viveremos momentos de transformação no Brasil. Nós temos que fazer o dever de casa sempre, para que amanhã, como advogados, vocês possam fazer parte da mudança, fazer a diferença em nosso país”.

O Presidente da Comissão de Acadêmicos e Estagiários de Direito, Arthur Gabriel Marcon Vasques, organizador do evento, deu as boas-vindas e agradeceu apoio recebido. “É um prazer para a Comissão de Acadêmicos e Estagiários da OAB/MS oferecer um evento desta magnitude. Agradecemos o aceite dos palestrantes que abrilhantarão nosso evento e a presença de todos. Esse é o papel da nossa Comissão, de proporcionar conhecimento para a classe acadêmica, de nível técnico, jurídico, sobretudo a aproximação dos estagiários junto a OAB. Agradecemos também a OAB/MS, por meio de seu Presidente Mansour Elias Karmouche, a Caixa de Assistência aos Advogados por sempre amparar nossas ações. Um evento pensado pelos e para os acadêmicos”.

A primeira mesa de debates foi mediada pelo Presidente do Centro Acadêmico Jorge Eustácio da S. Frias (CAJEF) da UFMS, Pedro Dias Marques, e composta pela Professora Doutora Rosana Cantero e Professor Mestre Aurélio Tomaz da Silva Briltes.

Lembrando que o evento ainda contará com ‘Concurso Estadual de Oratória da OAB/MS’ na noite de quinta-feira com participação de mais de 10 Instituições de Ensino da Capital e do Interior.