Notícias

No Mês da Advocacia, OAB/MS realiza solenidade de entrega de carteiras a 47 novos advogados e advogadas

Data:

Neste mês de agosto em que se homenageia a todos os profissionais responsáveis em representar os cidadãos perante a Justiça, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), realizou solenidade de entrega de carteiras a 47 novos advogados, advogadas, e quatro estagiários e estagiárias. Acompanhados de amigos e familiares que lotaram o auditório da instituição, os novos profissionais receberam o documento de permissão para atuação e luta pela garantia ao estado democrático de direito.

Compuseram a mesa de honra o Presidente da Seccional, Mansour Elias Karmouche; Vice-Presidente Gervásio, Alves de Oliveira Júnior; Secretário-Geral, Stheven Razuk; Secretária-Geral Adjunta, Eclair Nantes; Diretor-Tesoureiro, Marco Aurélio de Oliveira Rocha; Conselheiro Federal e padrinho da turma, Vander Medeiros; Secretário-Geral da Escola Superior de Advocacia (ESA), Leonardo Basmage Pinheiro Machado; Presidente da Comissão da Mulher Advogada, Claudia Cafure; Vice-Presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Larissa Marques Brandão; e o Deputado Estadual, Rinaldo Modesto.

A primeira a discursar foi a Advogada Larissa. Ela esclareceu aos novos profissionais que desafios existirão, mas que a OAB/MS os subsidiará no que for necessário. “Na advocacia encontramos portas fechadas, às vezes, por falta de conhecimento e experiência, por isso é fundamental estar sempre atualizado. Neste quesito, todos podem contar com a Escola Superior de Advocacia que nos oferece vários cursos e gratuitamente. Temos também mais de 70 comissões que são oportunidades para participarmos. Cada uma delas tem um nicho e que pode ser importante para decidir em qual área pretende atuar ou se especializar. A partir de agora podem começar fazendo parte da Comissão da Jovem Advocacia. Temos diversos projetos e estão todos convidados”, disse. Larissa anunciou também atendimentos oferecidos pela Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso do Sul (CAAMS), tanto aos advogados quanto seus familiares.

Além de a ocasião prestigiar aos novos advogados, celebrou também os 13 anos da Lei Maria da Penha, comemorados hoje. Sobre o tema, a Presidente da Comissão da Mulher Advogada comentou a luta árdua em prol da erradicação da violência doméstica. “Nesta data tão significante para mulheres e homens celebramos os 13 anos de promulgação da Lei Maria da Penha. Sabemos que os índices são alarmantes e por isso a OAB/MS pelo 4º ano trabalha, aliada a órgãos governamentais e não-governamentais, na Campanha Agosto Lilás, realizando eventos e rodas de conversas para lembrar a toda a sociedade da responsabilidade de criarmos a cultura de igualdade e respeito”, ressaltou Cláudia Cafure.

Representando a Escola Superior de Advocacia (ESA), o Secretário-Geral Leonardo Basmage convidou aos advogados a participarem da programação neste Mês da Advocacia. “É importante estar sempre se reciclando e aprendendo coisas novas. A ESA até o mês de julho realizou 129 eventos presenciais e atendeu 7,4 mil pessoas. A ESA live realizou 20 eventos com alcance de mais de oito mil pessoas. Participem vocês também. Estamos à disposição de todos”.

Após o juramento lido pela Bacharel Telma Flores Coutinho Porfirio, em nome da turma discursou Rui Guilherme Rorato. “Hoje é um dia daqueles mais esperados de nossas vidas. Sairemos diferentes daqui, pessoas com poder de fazer uma sociedade melhor através da Justiça. Essa capacidade é fruto de esforço e dedicação. Nesse mês que comemora o Dia do Advogado, estamos iniciando na profissão, em prol de uma sociedade mais justa. Muitos desafios nos esperam ao longo do caminho, vitórias e derrotas, mas todas essas serão essenciais para o sucesso que nos aguarda. Desejo a todos uma caminhada de muito sucesso e perseverança”.

Padrinho da turma, o Conselheiro Federal disse que estava feliz em ser paraninfo desta turma e cumprimentou a todos os presentes. “Digo a esses novos formandos que no Mato Grosso do Sul temos uma Diretoria segura, antipartidária e comprometida com a defesa intransigente das prerrogativas da advocacia”.

Discurso Presidente Mansour Elias Karmouche

A solenidade foi encerrada com o discurso do Presidente da Ordem, Mansour Elias Karmouche que, diante dos novos profissionais, amigos e familiares, falou sobre o combate à violência doméstica, respeito às instituições e às Constituição Brasileira.

“Temos visto todos os dias índices alarmantes de violência contra a mulher. Infelizmente pessoas motivadas por determinados sentimentos acabam desferindo contra mulheres o lado mais atroz do ser humano. A OAB/MS dá oportunidades únicas. Eu tive a oportunidade de ficar dois dias com a Maria da Penha quando a trouxemos para uma palestra pela Conferência Estadual da Mulher Advogada. A história dessa mulher nos motivou ainda mais a continuar nesse trabalho de conscientização contra a violência feminina. Uma luta que não é somente das mulheres, mas nossa”, pontuou.

Na sequência, o Presidente mencionou o cumprimento das leis. “Os jovens são reflexo daquilo que a sociedade espera. Iniciamos um movimento há pouco tempo de mudança por um País melhor, mais ético, menos corrupto, onde as leis que pedimos que os legisladores façam para a sociedade fossem respeitadas. Infelizmente não são todas as pessoas que fazem isso, mas temos grandes legisladores, inspirados em fazer o bem”.

Por fim, Mansour defendeu o respeito às instituições. “Temos instrumentos legais que nos garantem a liberdade, a livre manifestação que está na Constituição para nos opor a qualquer tipo de sistema. Hoje, sabemos que o poder que emana do povo está em suas mãos. Por isso, precisamos respeitar as instituições. A mais bela das profissões é a advocacia. A defesa do estado democrático de direito, a defesa das instituições. Dentro desses estão princípios e normas. Uma Constituição que nos garante uma sobrevivência digna, decente e com ética. Vocês serão porta-vozes dos seus clientes e da sociedade. A OAB/MS está sempre do lado de vocês e da sociedade. Pediremos sempre respeito às leis e à constituição”, finalizou.

Prestigiaram a cerimônia o Coordenador da Secretaria de Comissões, Fernando Monteiro Scaff, e o Presidente da Comissão de Inovação e Tecnologia Jurídica, Bruno Lupolli.