Com auditório lotado, cerca de 60 advogados recebem carteira da OAB/MS
Data: 08/11/2017

Esta quarta-feira (08) marca um novo ciclo para 58 advogados e três estagiários. Com auditório lotado, eles receberam a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) para exercício da advocacia.

O Presidente da OAB/MS, Mansour Karmouche, saudou a mesa diretoria e deu as boas-vindas aos novos integrantes da advocacia sul-mato-grossense, que “agora farão parte de uma classe com mais de 1 milhão de advogados e advogados em todo o país e cerca de 15 mil em Mato Grosso do Sul”.

A data de hoje, infelizmente, não é de alegria para uma família de Campo Grande, da bacharel Carolina Albuquerque. Falecida na última quinta-feira (02) em Campo Grande, ela receberia a carteira da OAB nesta quarta. “Seria um momento plenamente alegre hoje, mas uma pessoa está faltando. Carolina foi vítima de um brutal acidente de trânsito na Capital. Para nós foi uma tristeza muito grande ter recebido a notícia da morte da nossa futura colega. Ela deveria estar sentada aqui hoje, recebendo essa carteira”.

Mansour lembrou o papel corporativo e institucional da OAB. “Precisamos lembrar que a OAB se reveste de caráter duplo. O papel da ordem não é só proteger o advogado no seu exercício profissional, mas também de ser uma entidade que defende a sociedade”.

O Presidente citou a importância do projeto que criminaliza a violação das prerrogativas, aprovado no CCJ, de autoria da Senadora Simone Tebet, e terminou seu discurso refletindo: “Que país nós queremos? Porque ser advogado não é apenas ir ao Fórum ou Tribunais para fazer a defesa de seus clientes, mas sim defender a sociedade brasileira”.

A solenidade contou com a presença da Defensora Pública Claudia Bossay Fassa, que foi escolhida para ser a paraninfa da turma. Durante seu discurso, ela desejou sucesso aos novos advogados. “A tarefa que a nova profissão demanda não é somente a de exigir direitos, mas também a de ensinar como se cumpre as obrigações. No mundo ainda há espaço para muitos, mas principalmente para os que não desanimam. Por isso, desejo a todos vocês que sejam felizes, prósperos e não se esqueçam do compromisso com a cidadania, afinal a jornada só está começando”.

Ronia Maria Batista leu o juramento e Barbara de Jesus Rasslan fez o discurso pela turma. “Hoje concretizamos o sonho de ter o nome inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil. Entramos nessa porta como bacharéis e saímos como advogados. Daremos início hoje a uma nova fase, a partir de agora seremos indispensáveis à administração da Justiça, prestando serviço público a sociedade e exercendo função social”.

Também fizeram parte da mesa da cerimônia o Vice-Presidente da OAB/MS, Gervásio Alves de Oliveira Júnior; o Secretário-Geral, Marco Aurélio Rocha; o Secretário-Geral Adjunto, Vinicius Monteiro Paiva; as Conselheiras Estaduais Eclair Nantes e Maria Carolina Carloto; a Presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), Marta Taques; a Presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Janaina Pouso; o Ex-Presidente da Associação dos Novos Advogados do Mato Grosso do Sul (ANA/MS), Yves Drosghic.