Em entrega de carteira, Presidente destaca papel de independência da OAB/MS
Data: 07/02/2018

“A saída para momentos como o que vivemos hoje está nas eleições. Nós não podemos admitir que os que governam nosso país não atinjam os objetivos para os quais foram eleitos. Por isso, a Ordem dos Advogados do Brasil tem papel de independência e não será usada politicamente”. Essas palavras marcaram o discurso do Presidente da OAB/MS, Mansour Elias Karmouche em solenidade de entrega de carteira a 59 novos advogados e advogadas e 6 estagiários nesta quarta-feira (07).

Mansour ressaltou o papel da OAB/MS enquanto entidade de sociedade civil e sua importância para a comunidade. “Talvez seja a data mais importante para nós, da Ordem dos Advogados do Brasil, recepcionar os novos advogados e advogadas. Esse momento é sublime porque vocês ingressam num quadro de cerca de 15 mil profissionais, que somam a uma força de trabalho de mais de 1 milhão de advogados. A maior entidade de classe do planeta”.

Ariane Lemes Vilela foi quem fez o discurso representando os novos advogados e advogadas. “Ser advogado é um sonho, que se realiza após anos de faculdade e Exame da Ordem. Ou seja, que anos após anos está sendo recompensado”. A advogada cita Winston Churchill para finalizar sua fala: “Vitória!' Vitória a todo custo, vitória apesar de todo o terror, vitória por mais longo e difícil que o caminho possa ser, pois sem vitória não há sobrevivência”.

A madrinha da turma, a Presidente da Comissão de Segurança Pública, Claudia Paniago, relembrou que “não existe justiça sem o advogado. O trabalho dos senhores agora é garantir que as nossas liberdades e garantias, os direitos humanos, continuem como estão. Liberdades estas que foram conquistadas com muito trabalho, sofrimento e percalços ao longo dos anos. Eu espero que vocês exerçam sua profissão respeitando as leis e garantindo os direitos dos cidadãos brasileiros, assim como vivam da melhor maneira possível”, citou.

“Muitos começam a carreira e no anseio de ganhar dinheiro ferem o Código de Ética e acham que não há punição. É com muita tristeza que a gente julga, e por vezes vemos jovens advogados sendo julgados por processos éticos e disciplinares. Vocês precisam ter em mente que um bom relacionamento e respeito à lei vão fazer de vocês pessoas respeitadas e grandiosas. Então, eu espero não ver o nome de vocês no nosso TED, nosso Tribunal de Justiça, porque a OAB somos nós, e por isso vocês precisam honrar a carteira de vocês”, disse a Presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), Marta Taques.

A Presidente da Comissão da Jovem Advocacia (CJA), Janaina Pouso convidou os novos advogados e advogadas a participar das Comissões da OAB/MS. “Eu sei que não é fácil começar na carreira, mas estamos aqui para ajudar vocês a trilhar esse caminho. A OAB é nossa casa, a casa de todos. Se vocês amam a advocacia, lutem pelos seus sonhos, estudem, se atualizem, que vocês vão crescer e se dar bem na profissão. E lembrem que estamos sempre aqui para auxiliá-los”, destacou.

Após a entrega de carteira aos 59 novos advogados e advogadas e seis estagiários, o Presidente da OAB/MS destacou os grandes feitos da entidade e participação fundamental dessa na sociedade. “A Ordem dos Advogados do Brasil teve papel decisivo em grandes momentos da sociedade brasileira. Foi assim no processo de redemocratização, no pedido de impeachment do Fernando Collor, além da Dilma Roussef e Michel Temer. Combatemos a corrupção e fomos nós que auxiliamos na aprovação da Lei da Ficha Limpa, que acabou com o fundo de financiamento de empresas para políticos e partidos. E nós vamos continuar fazendo o nosso papel, e eu espero que vocês façam o de vocês”, concluiu.

Também participaram da solenidade o Vice-Presidente Gervásio Alves de Oliveira Júnior; o Secretário-Geral Marco Aurélio Rocha; o Secretário-Geral Adjunto Vinicius Monteiro Paiva; a Conselheira Estadual Maria Carolina Carloto e Conselheiro Estadual Bento Dualibi.