| | |
OABMS

Notícias

Com auditório lotado, Mansour destaca Justiça e Esperança em entrega de carteira
Data: 09/03/2018

Esta sexta-feira (09) foi especial para a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), que recebeu de braços abertos 70 novos integrantes. Durante solenidade de entrega de carteira, o Presidente Mansour Elias Karmouche destacou em seu discurso mensagens sobre justiça e esperança.

“Esse momento que estamos vivendo na história brasileira, talvez o único, é um ciclo que ainda não fechou. Nós viemos de um impeachment de uma Presidente da República e um pedido de impeachment contra o atual Presidente. Isso tudo porque nós chegamos ao grau máximo de degradação da política brasileira. Mensalão, Petrolão... Muitos dos nossos políticos se utilizaram de Caixa 2, de dinheiro público para benefício próprio”, citou.

Mansour ainda fez questão de falar sobre o papel da OAB perante esse cenário. “E como a Ordem entra nisso? A Ordem dos Advogados do Brasil tem de destacado nesses últimos dois anos, principalmente, pelo seu protagonismo. Como disse antes na entrega de carteira de quarta-feira, não adianta pedir apenas a intervenção militar, eu quero ver é pedir novamente a democracia”.

E complementa: “Todo mundo aqui tem que fazer o seu papel. A Ordem dos Advogados do Brasil, para muitos que não sabem, foi essa entidade quem acreditou no projeto de iniciativa popular Ficha Limpa, que ganhou força no Congresso Nacional. Foi autora da ação, ADIN, que acabou com financiamento de empresas para partidos políticos. Aqui nós discutimos Plano Diretor da Capital, Taxa do Lixo, Custas Cartoriais, entre outros. Nós entramos com ação contra a paralisação da BR-163”, também exemplificou.

O pedido aos novos advogados não foi diferente. “Eu peço que vocês não fechem os olhos para o nosso país, para nosso Estado, para nossa cidade. Faça sua parte, não apenas nas redes sociais, mas nas ruas, se reunindo e mostrando aos políticos que somos fortes e não aceitamos essa situação. Podem contar com a Ordem para fazer esse trabalho”.

Após o juramento, a oradora da turma, Déborah Sayegh Martins lembrou das dificuldades enfrentadas. “Noites mal dormidas, horas de estudo para a tão temida Prova da Ordem. Parabéns a nós, advogados e advogadas, hoje começamos uma nova jornada de trabalho e iniciamos uma nova fase em nossas vidas, a da advocacia. Uma fase que, mais do que nunca, temos o dever de fazer justiça. Agora somos exemplos para a sociedade”.

A Conselheira Eclair Nantes resumiu seu discurso ao papel dos novos advogados. “Vocês, que agora que estão ingressando nessa instituição, estão convidados a se juntar a nós. Aqui dentro nós não nos resumimos a grupos. Não somos de direita, não somos de esquerda. Esta casa é um espaço democrático e aberto, onde todos podem contribuir e trabalhar conosco”. Ela ainda convidou: “Neste mês de março, a Ordem está em festa. Inúmeros eventos têm contribuído para engrandecimento das causas femininas, tendo como tema prerrogativas da mulher advogada, violência doméstica, análise do direito das mulheres com deficiência, segurança pública, entre outras”.

“Há momentos que passamos que não são nada fáceis, mas diante das dificuldades que surgem novas oportunidades e isso depende de cada um de nós. O mercado de trabalho não é fácil, é muito disputado, exige de cada um de nós competência, habilidades e atitude para levar a sociedade o que ela precisa e exige de cada um de nós. Então, façam sempre o melhor de si, em qualquer atividade que venham a desenvolver”, enfatizou a Presidente da Comissão Temporária de Eleições, Madrinha da Turma, Lidia Maria Lopes Rodrigues Ribas, Professora de Direito Tributário da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

A Presidente da Comissão da Jovem Advocacia (CJA), Janaína Pouso, convidou os advogados a fazerem parte das Comissões e da OAB/MS. “Advocacia é uma profissão muito linda, mas eu sei que o começo não é fácil. Única forma de vencer é ter persistência. Por isso, saibam que a OAB está de sempre de portas abertas para recebê-los, para vocês crescerem, se aperfeiçoarem. Temos aqui mais de 70 comissões para vocês participarem. Sejam bem-vindos e venham participar com a gente”.

O Presidente da CAAMS, José Armando explanou os benefícios destinados aos advogados e advogadas, acerca dos inúmeros convênios existentes no âmbito da Seccional, como “farmácia, livraria, serviços odontológicos, plano de saúde, auxílio-maternidade, auxilio cesta básica, entre outros”.

Também participaram da mesa o Vice-Presidente Gervásio Alves de Oliveira Júnior; o Secretário-Geral Adjunto Vinicius Monteiro Paiva; a Vice-Presidente da CAAMS, Herthe Brito; e o Conselheiro Estadual Regis de Carvalho. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS
MÍDIAS SOCIAIS