Mais de 50 novos advogados e advogadas recebem carteira no auditório da OAB/MS
Data: 03/04/2018

Aconteceu nesta terça-feira (03) no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), mais uma solenidade de entrega de carteiras. 53 novos advogados e advogadas e dois estagiários receberam a credencial que os habilita ao início das atividades na advocacia.

Dando boas vindas aos novos profissionais, o Presidente da OAB/MS, Mansour Elias Karmouche, salientou o momento de crise pelo qual passa o país e o papel da entidade na garantia da defesa da sociedade. “Todo dia vemos um capítulo diferente dessa corrupção sistêmica que está enraizada em nosso país. Um esquema que parece que não tem mais fim. A OAB tem dado sua contribuição à nação brasileira. Foi a Ordem, maior entidade de classe do mundo, após ter sido apresentado no Congresso, conseguiu a aprovação do Projeto de iniciativa popular ‘Ficha Limpa’. Foi também autora da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) para acabar com financiamento de empresas para partidos e políticos”.

Mansour passou uma mensagem otimista e encorajadora aos compromissados. “Vocês são as expectativas de seus familiares e amigos, de todos aqueles que de alguma forma participaram para que vocês estivessem aqui hoje. Vocês são o nosso futuro. Em vocês que nós depositamos a fé de um futuro melhor. Saibam da responsabilidade que vocês terão daqui pra frente. Nós cobramos das autoridades posturas e condutas que dignifiquem a sociedade, mas nós também somos cobrados”, salientou.

E conclui: “Talvez nossa maior arma seja nossa palavra. Então, ajam dentro da lei, dentro do nosso Estatuto para que a gente possa cobrar a mesma conduta que a gente cobra aqui dentro. É uma imensa satisfação presidir hoje essa instituição que é a Ordem dos Advogados do Brasil, essa que todo dia nós assentamos um tijolo numa construção eterna, uma obra inacabada. Vocês têm dois caminhos para o que estão vendo, fechar os olhos ou tomar atitude. Então, desejo toda felicidade do mundo para vocês e espero que vocês orgulhem nossa sociedade sul-mato-grossense”.

“Advogar é a profissão mais linda que existe. Ser advogada é uma honra, é a realização de um sonho. Mas, sabemos que não é fácil, que há dificuldades no início da carreira. A OAB está aqui para acolher vocês. Nós temos a disposição de vocês uma infinidade de atividades, seja através dos serviços da CAAMS, ou dos cursos e palestras proporcionados pela ESA. Não fiquem parados. Não tenham medo. Venham fazer parte da OAB. A Advocacia não é profissão de covardes. Então, trabalhem sempre com perseverança, ética e sabedoria. Sejam bem vindos e sintam-se acolhidos nessa casa, que é a casa de vocês”, ressaltou a Conselheira Estadual Maria Caroline Carloto.

A Presidente da Comissão de Combate a Violência Doméstica e Familiar contra a mulher (Comcevid), Carine Beatriz Giareta, foi madrinha da turma e enalteceu em seu discurso a importância da determinação. “Nós temos uma profissão digna, com prerrogativas e temos o dever de ser combativos. Diante disso, nós temos que buscar diariamente a defesa dos nossos clientes. É no exercício da defesa que vamos galgar nessa profissão. Dentro dessa casa, que buscaremos nossos direitos como advogados e advogadas. Então, exerçam a advocacia com orgulho e com determinação. Determinação é a irmã da persistência, é fazer o que for preciso. É levantar de uma queda e focar em um objetivo. É ir contra o mundo se for preciso para realizar uma defesa, um sonho. Assim, desejo sucesso a todos vocês”, citou.

Já as palavras da nova Advogada Linara Luriane Pereira do Nascimento Salomão comoveram os compromissados. “Hoje é o momento da realização de um sonho. Os caminhos que percorremos até aqui não foram fáceis. Foram cinco anos de Direito. Passamos por várias provas, trabalhos, estágios, e por fim trabalho de conclusão de curso. Em meio a isso tudo, conciliar com o serviço e a família. Foram finais de semana e noites em claro para terminar a graduação e passar no Exame de Ordem. Por isso, somos vitoriosos. Ontem éramos bacharéis em Direito e hoje saímos daqui como advogados. Agora devemos seguir essa carreira como profissionais éticos, focados na moral e comprometimento com a justiça. Boa sorte e que Deus nos abençoe”, disse emocionada.

A Vice-Presidente da CAAMS, Herthe Brito, convidou os advogados a participarem da CAAMS, que “oferece diversos serviços, como farmácia, dentista, livraria, auxílio maternidade, plano de saúde, entre outros”.

Ao fim da solenidade, quatro novos advogados e advogadas receberam voucher de certificação digital. Uma advogada ainda recebeu a Obra Vade Mecum do Conselheiro Federal Luís Cláudio Alves Pereira (Bito).

Também compuseram a mesa da solenidade de entrega de carteira o Vice-Presidente Gervasio Alves de Oliveira Júnior; o Secretário-Geral Marco Aurélio Rocha; o Secretário-Geral Adjunto Vinicius Monteiro Paiva; o Diretor-Tesoureiro Stheven Razuk; o Conselheiro Estadual Bento Dualibi; e o Membro do Tribunal de Disciplina e Ética (TED), Cláudio Roberto Schutze.