| | |
OABMS

Notícias

Pleno do TED e Diretoria da OAB/MS fazem homenagem a João Rosa Filho
Data: 20/04/2018
Mineiro de São Gotardo, inscrito em 13 de outubro de 1986 com OAB/MS 3.938. João Rosa, que faleceu no dia 19 de março, viajava mais de 400 quilômetros para vir de Aparecida do Taboado a Campo Grande nas sessões do Tribunal de Ética e Disciplina (TED). Hoje (20), sua família recebeu homenagem pelos relevantes serviços prestados a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS). 

O Pleno do TED realizou um minuto de silêncio em respeito ao falecimento do Advogado. Em seguida, emocionada, a Presidente do TED, Marta Taques, teceu algumas palavras. “Dizem que a música clássica é a música de anjos, quando se toca uma música clássica, os anjos se fazem presentes. Como temos certeza que ele estará ao lado de anjos, trouxemos um jovem pianista para que tocasse uma peça”. O Pianista Victor Hugo escolheu a música “Valsa do Adeus” de Frederic Chopin.

Marta ainda citou algumas palavras sobre a falta que o Advogado fará a “família do TED”. “Sua colaboração foi imensa, mostrou uma competência, capacidade que orgulha e muito a OAB. Sempre haverá um lugar para ele, ele sempre estará presente nas nossas Sessões. Não está mais conosco fisicamente, mas temos certeza que espiritualmente ele sempre estará conosco”. 

Emocionado, Mansour destacou o trabalho exemplar de João Rosa a Seccional. “A vida é muito rápida para perdermos tempo com coisas banais. Se tinha uma coisa que João Rosa gostava era de cultivar amizades. O João Rosa plantou amizade. E eu aprendi muito com ele. Se a gente tem uma oportunidade nessa vida de construir algo é a amizade. Ele tinha um coração muito grande. Um homem que fez muito pela nossa instituição, vinha de Aparecida do Taboado para Campo Grande para o TED. Tanto o João, como esse Tribunal, tem feito um trabalho exemplar para a sociedade. A OAB hoje responde aos anseios da sociedade e graças ao trabalho que todos vocês estão fazendo e o João Rosa fez parte disso”. 

“Um Advogado que deixa marca pelo seu trabalho digno e incessante, que representou tão bem nosso Tribunal de Ética e Disciplina. Vamos sentir muitas saudades dele. Uma lacuna que ele deixa aqui. E para a família (dirigindo a palavra), saibam que uns descem antes do trem, outros depois. A vida é assim. Então, saibam que a OAB através do TED jamais vai esquecer do trabalho dele. A paz esteja conosco”, disse o Secretário-Geral do TED Albino Romero. 

Admiração pelo colega também ficará para Vilson Lovato. “Grande profissional, pai de família, esposa, filho, companheiro, colega. Um exemplar julgador desse TED,, técnica refinada, experiência na área jurídica e sabedor dos seus deveres e responsabilidade. Humilde por natureza, ousado quando necessário e mediador quando possível. Se eu disser que perdemos um colega não é correto. Perdemos um mestre, um orientador naquele fático dia 19 de março. Certamente, estará agora observando e torcendo pelo sucesso aos que aqui permanecem”, concluiu. 

A Vice-Presidente do TED Antonio Henrique Gaudensi entregou placa em homenagem à trajetória do Advogado aos familiares, a esposa Adriana, o filho Gioavane e a irmã Maria Glória. 
 

Carta da Família 

SÃO INSONDÁVEIS OS DESÍGNIOS DE DEUS

Acreditando que existe vida após a morte, o nosso querido João Rosa Filho deixou a vida terrena passando para o Plano Superior indo servir ao GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO, em outro Colegiado, onde só existe a Paz; onde não existe corrupção e nem as mazelas que pululam em nosso país nos dias atuais, envergonhando as pessoas de bem, fazendo relembrar a tão antiga, quanto atual e célebre frase DE RUI BARBOSA: “DE TANTO VER TRIUNFAR AS NULIDADES, DE TANTO VER PROSPERAR A DESONRA, DE TANTO VER CRESCER A INJUSTIÇA, DE TANTO VER AGIGANTAREM-SE OS PODERES NAS MÃOS DOS MAUS, O HOMEM CHEGA A DESANIMAR DA VIRTUDE, A RIR-SE DA HONRA, A TER VERGONHA DE SER HONESTO”. 

Os familiares do Advogado JOÃO ROSA FILHO, presentes à esta sessão, inobstante sensibilizados, sentem-se honrados com a homenagem póstuma que lhe é tributada. 

Conquanto curta, sua passagem por esse Tribunal de Ética serviu para deixar o nosso querido João Rosa Filho orgulhoso e realizado profissionalmente como advogado, profissão que escolheu e exerceu intensa e dignamente até o dia de sua morte; não sabia fazer outra coisa se não advogar com ética e disciplina, convivendo com colegas tão brilhantes neste Colegiado que honra e dignifica a advocacia sul-mato-grossense. 

Recebam, pois, dos familiares do Advogado João Rosa Filho, a eterna gratidão por esta inesquecível homenagem, que ficará gravada em nossa memória e na nossa imorredoura saudade de todos os que o conheceram e o admiravam.

Se é certo que a morte é o recomeço de uma nova vida, não menos certo é que SÃO INSONDÁVEIS OS DESÍGNIOS DE DEUS. 

Nosso muito obrigado a todos!

Amilton Rosa, irmão de João Rosa
 
 
 
 
 
 
 
 
 
OUTRAS NOTÍCIAS
MÍDIAS SOCIAIS