Com auditório lotado, OAB/MS realiza entrega de carteira a novos advogados
Data: 08/08/2018

Com auditório lotado, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) realizou na manhã desta quarta-feira (8) a entrega de carteira para 73 novos advogados e três estagiários.

A mesa da cerimônia de entrega foi composta pelo Presidente da Ordem, Mansour Elias Karmouche, o Vice-Presidente Gervásio Alves de Oliveira Júnior, Secretário-Geral Marco Aurélio de Oliveira Rocha, Secretário-Geral Adjunto Vinicius Monteiro Paiva, Diretor-Tesoureiro Stheven Razuk, Presidente da Caixa de Assistência do Advogado José Armando Amado, Conselheiras  Estaduais Eliane Potrich e Eclair Nantes Vieira, Conselheiro Estadual André Luiz Fredo, Vice-Presidente da Comissão da Jovem Advocacia Janine Delgado e Cláudio Roberto Schutze, membro da primeira turna do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/MS.

Em seu discurso, o Presidente da Ordem, Mansour Elias Karmouche ressaltou a atuação da OAB na defesa da sociedade.

“Enquanto muitos poderes estão hoje com suas estruturas abaladas, a Ordem desponta como porto de farol da sociedade. É nessa casa que discutimos assuntos de interesse da sociedade, quando pedimos afastamento de agentes públicos, como tivemos a coragem de pedir. Não é pouco para uma instituição como a Ordem dos Advogados do Brasil, pelo seu papel histórico de lutas em prol da democracia. A partir de hoje vocês não serão apenas advogados e advogadas, serão os defensores da sociedade”.

O que também foi destacado pela Vice-Presidente da Comissão da Jovem Advocacia Janine Delgado.
“A OAB é a única entidade de classe autorizada pela Constituição Federal a defender a sociedade. Está nas mãos de vocês. Não se deixem levar pelos noticiários, vocês são agentes transformadores”, disse.

O Conselheiro Estadual André Luiz Fredo recomendou os novos advogados a verem a crise, na qual o país passa, com outros olhos.
“Para nós advogados, talvez de forma diferente do que ocorre em outras profissões, a crise deve ser vista como oportunidade, sobretudo para quem está iniciado a carreira. É o momento de fazer a diferença”.

A Conselheira Eliane Potrich, madrinha da turma, iniciou seu discurso, lembrando os 12 anos da Lei Maria da Penha, completados ontem, e destacou o número alarmante de agressões registrados no país todos os dias. Em seguida, a Conselheira falou em igualdade de gênero e salientou o trabalho da Ordem na valorização da mulher advogada.

“Eu não posso deixar de falar sobre igualdade e valorização da mulher advogada. Já somos 50% de pagantes da anuidade, em alguns estados brasileiros já ultrapassamos esse percentual. Iniciamos nossa gestão com o plano de valorização da mulher advogada, publicada em 29 de dezembro de 2015 e nós, das Seccionais, tivemos até janeiro de 2017 para nos adequar. Foi um conquista histórica da OAB, porém a nossa Seccional não teve nenhuma adequação a ser feita, pois essa gestão foi e ainda está sendo uma gestão comprometida com a mulher advogada e com os novos advogados”.