Colégio de Presidentes em Dourados reafirma posicionamentos
Data: 07/12/2018

O Colégio de Presidentes de Subseções, que acontece em Dourados nesta sexta-feira (07), reafirmou posicionamentos contra a extinção do Exame de Ordem, a favor do porte de arma para advogados e da não ingerência do Tribunal de Contas da União (TCU) na fiscalização da OAB.

A Seccional de Mato Grosso do Sul reafirmou durante nesta manhã o posicionamento pela não extinção do Exame de Ordem, indo contra a visão adotada pelo futuro Presidente eleito Jair Bolsonaro, uma vez que o Exame de Ordem é um filtro necessário de proteção à sociedade.

Outra diretiva diz respeito ao aceleramento da aprovação do Projeto de Lei nº 704/2015, que insere nos direitos dos Advogados o porte de arma de fogo para defesa pessoal. A Constituição estabelece que não há hierarquia entra magistrados, promotores e advogados, que o advogado é essencial a administração da justiça, assim as prerrogativas de porte de arma que os juízes precisam ser estendidas aos advogados.

É o último Colégio de Presidentes do ano, da gestão 2016/18. O anfitrião, Presidente da 4ª Subseção, Fernando Duque Estrada comentou sobre a satisfação em receber os colegas nessa data. “Esse evento encerra nossa gestão com chave de ouro porque Dourados, sendo a maior Subseção do Estado, não poderia deixar de ser protagonista dos assuntos mais importantes da advocacia sul-mato-grossense. Para nós é uma honra receber todos os Presidentes do Estado, inclusive a Diretoria Seccional para tratar de assuntos pertinentes a nossa classe”, ressaltou.

“É uma satisfação enorme estar nesse último Colégio de Presidentes deste triênio, realizado no Interior, na 4ª Subseção de Dourados, mais uma vez abrilhantou o posicionamento ímpar desta gestão no sentido de aproximar a Diretoria Seccional das Subseções da advocacia do Interior. É um orgulho muito grande ter participado deste Colégio e de ter coordenado um Colégio tão harmonioso, profícuo e tão comprometido com a causa da advocacia, principalmente do Interior”, disse o Coordenador do Colégio de Presidentes, Luiz Rene do Amaral.

Para o Presidente da OAB/MS, Mansour Elias Karmouche, “o Colégio de Dourados encerra com chave de ouro essa gestão desta magnífica e proficiente administração, realizada de forma democrática entre a Seccional e todos os Presidentes de Subseções”.

Fizeram parte também da mesa diretora o Vice-Presidente Gervásio Alves de Oliveira Júnior, o Secretário-Geral Marco Aurélio Rocha, o Secretário-Geral Adjunto Vinicius Monteiro Paiva, os Conselheiros Federais Ary Raghiant Nato e Alexandre Mantovani (Presidente eleito pelo 4ª Subseção), os Ex-Presidentes da Subseção Afeife Mohamed Haji e Gervásio Scheid e o Conselheiro Estadual Márcio Fortini.