Notícias

OAB/MS e Rotary firmam parceira para incentivar campanha de vacinação

Data:

 

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começou no dia 7 de outubro. A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), é parceira do Rotary Club de Campo Grande na mobilização para melhorar a cobertura vacinal no Estado.

O Presidente da OAB/MS Mansour Elias Karmouche e o Vice-Presidente Gervásio Alves de Oliveira Júnior receberam o Presidente do Rotary Club de Campo Grande, Lucimar Lacerda de Melo e o Médico Hélio Mandetta na manhã desta quinta-feira (17).

“Os casos de sarampo aumentaram muito neste ano. Boa parte desse índice se deve a falta de orientação e segurança da sociedade. A OAB/MS, como uma instituição que representa a sociedade, apoia esse movimento porque sabe da importância para a saúde de todos e das futuras gerações”, disse Mansour Karmouche.

A Campanha intitulada “Mato Grosso do Sul e Rotary Club – conectados pela saúde infantil” tem objetivo de mobilizar diferentes instituições para reforçar a divulgação das vacinas.

O Presidente do Rotary Club de Campo Grande, Lucimar Lacerda explicou que a ação de conscientização comemora os 80 anos do Rotary na Capital. “O intuito é levar informação aos 79 municípios do Estado. Fizemos parcerias com a iniciativa pública e privada, como Tribunal de Justiça, de Contas, Defensoria, Assembleia, Câmara, Energisa, Águas Guariroba, entre outros, São mais de 40 parceiros. A ideia é contar com apoio de várias instituições para ampliar a divulgação sobre a vacina, como da OAB/MS, entidade de suma importância a nossa sociedade. A Campanha começou dia 7 de outubro e vai até dia 25 de outubro. O objetivo é não apenas vacinar contra sarampo, mas atualizar as cadernetas e ter uma cobertura vacinal em Mato Grosso do Sul acima de 95%”, contou.

O objetivo, segundo o Médico Hélio Mandetta, é “ampliar os índices de vacinação das crianças, arma única para defender a saúde da criança de doenças contagiosas, como sarampo e paralisia infantil. O sarampo  é uma doença benigna, altamente contagiosa, própria criança, que traz graves problemas, até a morte. A vacina contra o sarampo é o meio mais eficaz na prevenção da doença”.

Também participaram da reunião a Presidente do Tribunal de Ética e Disciplina Marta do Carmo Taques e a Presidente da Comissão de Segurança Pública Claudia Paniago.

Campanha

A primeira fase, de 07 a 25/10, será voltada para a vacinação de bebês de seis meses a crianças de cinco anos. O Dia ‘D’ de mobilização nacional será realizado neste sábado (19), em todo o país. Já a segunda fase, de 18 a 30/11, vai focar nos jovens de 20 a 29 anos. O Dia D está marcado para 30 de novembro e será optativa a participação dos municípios.