Notícias

OAB/MS lança campanha “Sem advogado (a) sai caro”

Data:

Ação alerta importância de ter os direitos postulados e valoriza profissão     

Em respeito ao que rege o artigo 133 da Constituição Federal – que o advogado é indispensável à administração da Justiça, e para garantir que os cidadãos tenham os seus direitos respaldados em base jurídica sólida e qualificada, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) lança a campanha “Sem advogado (a) sai caro”.

O objetivo é prezar a atuação dos profissionais e alertar aos cidadãos e cidadãs que diante da violação de algum direito devem procurar um advogado (a), pois somente a advocacia garante que o direito seja corretamente postulado. “A parte, sem assistência de advogado (a), fica vulnerável e em flagrante inferioridade, porquanto não detém conhecimento para promover sua defesa técnica e praticar atos processuais”, alerta o Diretor-Tesoureiro da Seccional Marco Rocha.

A Presidente da Comissão de Mediação e Conciliação Jane Lúcia Medeiros de Oliveira cita a importância do advogado nas sessões de Mediação e Conciliação presencial e virtual. “É fato que a conciliação e a mediação quando tem, principalmente a participação do advogado, são instrumentos de segurança para o jurisdicionado, mas também, para o mediador e/ou conciliador. São efetivos meios de pacificação social, solução e prevenção de litígios. A sua efetivação tem reduzido a judicialização dos conflitos, incluindo recursos e execução de sentenças, economizando inclusive capitais financeiros”, enfatiza.

Jane Lúcia destaca também que a Comissão de Mediação e Conciliação pretende o reconhecimento mais amplo do advogado, participação e auxílio jurídico ao cliente em todas as sessões. “É necessária a conscientização do jurisdicionado quanto a necessidade de procurar um advogado para participar de audiência de conciliação e mediação judicial ou extrajudicial, pois este poderá auxiliá-lo na negociação dos seus interesses reais e subjacentes’, diz.

A campanha “Sem advogado (a) sai caro” começa a ser divulgada nesta quarta-feira e traz como slogans: “Valorize sua causa. Contrate sempre uma advogada (o)”; “Conciliação online sempre com advogado”, “Faça conciliações e mediações sempre com advogadas (os), “Faça conciliação legal. Contrate um (a) advogado (a)”, “Evite prejuízo, não procure a justiça sem advogado (a)”.

Texto: Laura Holsback