Notícias

OAB/MS participa do III Colégio Nacional de Presidentes de Comissões da Pessoa Idosa

Data:

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), foi representada pela Comissão dos Direitos dos Idosos, no III Colégio Nacional de Presidentes de Comissões da Pessoa Idosa, realizado nos dias 6 e 7 deste mês, no Pará. O evento foi realizado em alusão ao dia 15 de junho, quando celebra-se o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Dentre os principais objetivos, esteve a “Ratificação da Convenção Interamericana de Proteção dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa”.

Representantes de seccionais de todo o Brasil debateram demandas e propostas relacionadas à temática, especialmente no que diz respeito à aplicação de normas nos estados e municípios que contemplam as pessoas idosas nas áreas da saúde, educação, lazer, transporte e moradia.

A Presidente da Comissão Lilian Veronese comemorou a oportunidade em fazer parte do evento. “O Colégio proporcionou trocas de experiências entre as Comissões dos direitos da pessoa idosa de todo o Brasil, onde pode-se perceber que as demandas são praticamente as mesmas e as reclamações das pessoas idosas também, apesar de termos estados diferentes. Juntos tentaremos modificar essa realidade, fortalecendo as ações das comissões”, citou.

Na ocasião, houve também o lançamento da cartilha “Prevenção da Violência contra Pessoas Idosas”, publicação que é resultado de Projeto de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPA.