Notícias

Ordem dos Advogados presente na abertura da Semana Jurídica do Direito 2019 da Uniderp

Data:

O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Mansour Elias Karmouche, participou na manhã desta segunda-feira (18) da mesa de abertura da Semana Jurídica do Direito 2019, realizada pela Uniderp. O evento que tem como objetivo proporcionar aos acadêmicos conhecimento no âmbito jurídico conta com apresentação de juristas, advogados e professores e segue até quarta-feira (20), no auditório da instituição.

Ao discursar, Mansour cumprimentou a todos, falou da grande satisfação em fazer parte do momento e lembrou da época em que era estudante. “Me recordo que nos meus tempos de faculdade não perdia uma Semana Jurídica. O evento era sempre esperado pela comunidade acadêmica devido a sua importância, pois nela grandes debates e conhecimentos são angariados de fora para dentro da universidade”, disse.

O Presidente da Ordem aconselhou que “acadêmicos que pretendem trilhar o caminho do Direito devem sempre participar de eventos promovidos pela instituição de ensino, tendo em vista que o conhecimento é sempre fundamental e contribui para definir os rumos que os estudantes vão seguir”.

Compuseram a mesa de abertura também o Reitor da Uniderp Tanner Douglas, o Coordenador do Curso de Direito Everton Bellinati, o Juiz de Direito Fernando Cury, Advogado Ricardo Trad Filho e o Líder de Sala Felipe Matheus Pugliesi.

Ao abrir o evento, o Reitor agradeceu ao empenho de todos. “Tivemos bastante trabalho e envolvimento na construção dessa Semana que é fundamental para o nosso aprendizado e atualização. Além de ser oportunidade de construir o Networking, bastante importante para a nossa profissão”, mencionou.

Coordenador do Curso de Direito, Everton agradeceu a participação de todos “no evento que aborda temas variados e em atual discussão no cenário nacional”.

Palestras

A Semana Jurídica do Direito 2019 começou com palestras ministradas pelo Juiz de Direito Fernando Cury e o Advogado Ricardo Trad Filho que falaram sobre “A Lei de abuso de Autoridade” e “Prerrogativas”.

Ricardo Trad faou em nome da advocacia. “Não há hierarquia ou subordinação entre membros da magistratura, Ministério Público e advocacia. A posição de poder dos três é horizontal. Ou seja, gozam do mesmo status: de representantes da sociedade e de tutores da garantia dos direitos fundamentais dos cidadãos”

Ainda segundo ele, debate como esse é importante para destacar a OAB/MS como guardião da advocacia, da cidadania e das prerrogativas do advogado e cidadãos. “A instituição nessa questão da lei do abuso de poder e da criminalização das prerrogativas profissionais assume o papel de protagonista da defesa não somente dos advogados, fortalecendo a advocacia, mas fortalecendo também o próprio cidadão”, expôs.

Segundo Cury, o evento tem o grande mérito de trazer para debate temas de suma importância para o funcionamento das instituições e da própria democracia. “A lei de crimes de abuso de autoridade impacta diretamente na atividade do Estado, seja no Judiciário, no Ministério Público e nas Polícias Civil, Federal e Militar. Além disso, como sempre deve ser um ambiente acadêmico, os dois palestrantes levaram visões divergentes sobre o mesmo tema, cada um sob o ponto de vista da instituição a que faz parte, o que é fundamental para que o acadêmico possa assimilar os pontos de vista e formar seu convencimento com base naquilo que aprendeu”, frisou o Juiz de Direito.