Notícias

Sala do INSS exclusiva para atendimento à advocacia já está em funcionamento na sede da OAB/MS

Data:

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), realizou na manhã desta sexta-feira (12) a abertura da Sala do INSS exclusiva para atendimento à advocacia sul-mato-grossense. A estrutura representa mais uma conquista às prerrogativas profissionais e é a quarta em funcionamento dentro de Seccionais em todo o país.

A cerimônia foi conduzida pelo Presidente Mansour Elias Karmouche ao lado do Vice-Presidente Designado Walfrido Azambuja Junior, Secretária-Geral Adjunta Eclair Nantes, Diretor-Tesoureiro Marco Rocha, Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMS) José Armando, Superintendente Regional Norte/Centro-Oeste do INSS Roberto Fagner de Figueiredo Braga e o Gerente-Executivo de Campo Grande Raimundo Martin Pereira Ruiz.

Conforme o Presidente Mansour Elias Karmouche, é de valor inestimável o reconhecimento do Instituto Nacional do Seguro Social à importância das atividades da advocacia. “Temos um trabalho essencial que está inserido no contexto geral da nossa sociedade. Com mais essa conquista, estamos proporcionando a cidadania para aqueles que mais precisam. Esse posto avançado é uma das maiores conquistas que já tivemos. O segmento previdenciário corresponde a uma grande parcela da nossa advocacia e sabemos o quanto este novo espaço significa”.

Mansour explicou que a OAB/MS não é uma entidade de classe de advogados e sim da sociedade. “É por conta disso que fazemos este trabalho em conjunto e harmonia, buscando o aprimoramento das instituições”, frisou reconhecendo o esforço para a instalação da sala do INSS na sede da instituição do Tesoureiro Marco Rocha, Presidente da Comissão de Direito Previdenciário Marcos de Castro e Gerente-Executivo Raimundo Ruiz.

O Tesoureiro Marco Rocha reforçou que essa é uma salutar conquista alcançada pela sociedade sul-mato-grossense. “O mais importante é garantir o direito aos segurados. Quando a gente participa de uma ação que beneficia milhares de pessoas é motivo de muito orgulho. Me sinto muito feliz por esta união entre as minhas duas famílias: da previdência e OAB”, disse.

Presidente da Comissão de Direito Previdenciário que acompanhou todos os trâmites para tornar possível a abertura, Marcos de Castro citou que essa é uma grande vitória não apenas para a advocacia previdenciária, como para toda a sociedade. “Nós advogados e advogadas merecemos este espaço para atendimento e acreditamos muito na credibilidade que o INSS oferece. Com essa união entre instituições quem mais ganha é a sociedade. Parabéns ao INSS pela iniciativa e coragem de estar conosco hoje”.

A sala conta com computador, internet, impressora e scanner à disposição dos profissionais que forem em busca de atendimento. O Gerente-Executivo de Campo Grande Raimundo Martin Pereira Ruiz celebrou mais essa prerrogativa conquistada pelos operadores do Direito e parabenizou o empenho dos servidores. “Agradeço a minha equipe pela dedicação em tornar esse projeto realidade, também a OAB/MS e ao Doutor Marcos de Castro que acompanhou todos os ajustes necessários”.

Para o Superintendente da Regional Norte/Centro-Oeste Roberto Fagner de Figueiredo Braga, este é um novo passo na jornada de parceria entre o INSS e Ordem em Mato Grosso do Sul. “Este trabalho em conjunto vem sendo feito desde 2018 quando firmamos acordo de cooperação técnica que permitia aos advogados do Estado darem entrada e acompanhamento a requerimentos de forma remota. Possibilitou mais celeridade, mínimo de deslocamento e consequentemente prazo menor nos processos. Estou feliz de estar novamente aqui hoje e parabenizo a todos que se empenharam para montar essa estrutura. Conheci muitas sedes de Ordem pelo Brasil e até então não tinha visto uma estrutura tão organizada e voltada à atividade do advogado”, disse elogiando o Complexo OAB/MS.

O atendimento aos advogados e advogadas será feito pelo servidor cedido pelo INSS Fernando Henrique Bittes Richards de Castro entre as 8h e 12h. Devido a pandemia de Covid-19, inicialmente, há necessidade de agendamento para evitar aglomerações. O telefone para contato é (67)3318-4700.

Estiveram presentes na cerimônia os Conselheiros Estaduais Carlos Almeida, Regis Santiago, Eliane Potrich, a Presidente da Comissão da Mulher Advogada Claudia Cafure, Presidente da Comissão do Direito das Pessoas com Deficiência e da Acessibilidade Rita Luz e Vice-Presidente da Comissão de Direito Previdenciário Luciene Shimabukuro.

 

Texto: Laura Holsback / Fotos: Gerson Walber