Notícias

Vice-Presidente representa OAB/MS em Sessão Solene Da Medalha do Mérito Advocatício

Data:

O Vice-Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Gervásio Alves de Oliveira Júnior, fez parte da mesa de honra da Sessão Solene de outorga da Medalha do Mérito Advocatício “Doutor Nelson Trad”, na noite desta quarta-feira (14), na Câmara dos Vereadores de Campo Grande. Em discurso, parabenizou os homenageados e ressaltou sobre o empenho da instituição na defesa pelas prerrogativas da profissão e o estado democrático de direito. Gervásio defendeu que leis devem existir para resguardar as prerrogativas do advogado, instituindo crime às suas violações.

“O exercício da advocacia tendo as prerrogativas do profissional preservadas não é um requinte de privilégios instituído em prol daquele detentor da carteira, mas é um instrumento escudo de proteção da sociedade que o advogado pratica, quando os direitos são violados, o desequilíbrio se instaura e a sociedade reclama a intervenção do aparato judiciário para que as nossas leis e o estado democrático sejam respeitados. Por isso, felicito a Câmara dos Vereadores por sempre lembrar da importância que a advocacia exerce para toda a sociedade”, frisou.

O Vice-Presidente da Ordem criticou episódio recente, ocorrido no Fórum da Capital, em que um advogado foi abordado por segurança para ser revistado. “As nossas leis, normas falam que há igualdade no tratamento entre o magistrado e a advocacia. Isto até hoje, no século XXI, é desrespeitado. Não tenham dúvida de que a OAB/MS tomará as devidas providências”, avisou e foi fortemente aclamado.

Também em sua fala, Gervásio de Oliveira Júnior mencionou a importância da evolução na profissão e parabenizou aos homenageados. “Vivemos em um momento em que instrumentos tecnológicos, como a inteligência artificial, nos impõe o aprimoramento e nos leva a ter reflexões sérias sobre os rumos da advocacia. Esses ilustres colegas que aqui se apresentam traz um alento à Ordem dos Advogados do Brasil. Quero regozijar com esses profissionais hoje homenageados. Tratam-se de nobres advogados que não estão aqui a representar somente a advocacia campo-grandense, não somente a cada um de si e seus familiares, mas estão a representar a OAB/MS e a advocacia sul-mato-grossense”, comemorou.

Compuseram também a mesa de honra o Vice-Presidente do Tribunal de Justiça de MS, Desembargador Carlos Eduardo Contar; Defensor Público-Geral de MS, Fábio Rogério Rombi da Silva; Secretária Especial Ana Carolina Garcia, representando a Secretária de Governo; e o Procurador-Geral Adjunto de Campo Grande, Marcelo Pereira dos Santos.

Medalha do Mérito Advocatício

A noite foi de muita alegria e satisfação tanto aos homenageados quanto amigos e familiares que se fizeram presentes e lotaram o Plenário da Câmara Municipal de Campo Grande. O Vereador Odilon de Oliveira Júnior, proponente da solenidade, presidiu a cerimônia acompanhado do Vereador William Maksoud Neto.

“É uma honra presidir essa sessão solene, como operador da lei que sou, e como vereador que estou. Prestar uma homenagem aos advogados que atuam nessa cidade é motivo de muito orgulho: a todos que aqui estão e a quem dá nome a essa medalha. É importante reconhecer a importância da profissão na garantia dos direitos constitucionais de cada cidadão. O advogado é pilar da democracia e ser advogado requer coragem”, discursou o vereador Odilon de Oliveira Júnior.

Para William Maksoud Neto, a medalha do mérito advocatício é uma honraria entregue aos advogados que se destacam por sua atuação profissional. “Aprendi com meu pai, o advogado William Maksoud Filho, que a advocacia é fundamental para que tenhamos uma sociedade mais justa e democrática, pois cabe a ele defender o direito e zelar pelo bom cumprimento da lei’, pontuou.

A homenagem foi instituída no município por meio das Resoluções 1.113/10, 1.168/13 e 1.198/14. Na ocasião, foram homenageados advogados e advogadas em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade campo-grandense.

“O advogado presta serviço público e de interesse social. É indispensável na aplicação da Justiça. Em nossa sociedade, trabalha para assegurar a observância dos direitos fundamentais, zelam pela preservação da ordem jurídica e lutam pela boa aplicação das leis. A advocacia não é uma profissão de covardes. Ela se fortalece com o passar dos anos, lutas, vitórias e derrotas”, discursou André de Assis Rosa, que falou em nome dos homenageados.

Confira a lista de homenageados:

ADEMIR SANTANA – MARCELA SALES DOS SANTOS e NILO GOMES DA SILVA

AYRTON ARAÚJO DO PT – CARLOS MAGNO PERALTA JÚNIOR e CAIO CESAR PEREIRA DE MOURA KAI

BETINHO – SAVIANI GUARNIERI MARTINS e DIEGO AUGUSTO GRANZOTTO DE PINHO

CARLÃO – ALINE FELIX FERREIRA e KATIA SILENE SARTURI

CAZUZA – ABADIO BAIRD e JOSÉ ROBERTO RODRIGUES DA ROSA

CHIQUINHO TELLES – RODRIGO CORREA DO COUTO e ADRIANO GOMES PEREIRA

DELEGADO WELLINGTON – LUIS EDUARDO BERNARDES KUSSAREV AL-CONTAR e LUCIANA OLIVEIRA RODRIGUES

DR. CURY – JOSÉ RIZKALLAH JUNIOR e LUCAS LINCOLN DE OLIVEIRA MATSUMOTO

DR. LÍVIO – LAURO BECKMANN FERREIRA CABRAL e PAULO ROBERTO CANHETE DINIZ

DR. LOESTER – ROSEMARY GAUNA DE OLIVEIRA e REGINA LÚCIA DINIZ GOUVÊA BERNI

DR. WILSON SAMI – NOELY GONÇALVES VIEIRA e RAQUEL GOULART

EDUARDO ROMERO – RAFAEL ECHEVERRIA LOPES e DELASNIEVE DASPET MIRANDA DE SOUZA

ENFERMEIRA CIDA AMARAL – AMANDA PARIZAN FARIA e RENATO LOUREIRO

FRITZ – HITOMI URANO – RENATA GARCIA SULZER

GILMAR DA CRUZ – RODRIGO SILVA PANIAGO e EDENILDA CÉLIA ROSA

JOÃO CESAR MATTOGROSSO – FERNANDO MARTINEZ LUDVIG e LUIZ FELIPE NERY ENNE

JUNIOR LONGO – THIAGO MARTINS FERREIRA e SERGIO JARA CANHETE

ODILON DE OLIVEIRA – CICERO ALVES DE LIMA e ANDRE DE ASSIS ROSA

OTÁVIO TRAD – DAIANE CECÍLIA VIEIRA DE SOUZA e MURILO BARBOSA ALVES VIEIRA

PAPY – THIAGO DA COSTA QUEIROZ DAURIA e ADRIANO ARAUJO VILLELA

Pr. JEREMIAS FLORES – LYDIANA NANTES FREITAS GONÇALVES e JULIANO BEZERRA AJALA

PROF. JOÃO ROCHA – RÉGIS SANTIAGO DE CARVALHO e CELSO JOSÉ ROSSATO JÚNIOR

VALDIR GOMES – EDUARDO RODRIGUES DA SILVA e RAMÃO SOBRAL

VETERINÁRIO FRANCISCO- TIAGO ANDREOTTI E SILVA e JOÃO EDUARDO BUENO NETTO NASCIMENTO

VINICIUS SIQUEIRA – PEDRO DE CASTILHO GARCIA

WILLIAM MAKSOUD – YASMINE FERREIRA DE MELO ABDULAHAD e DIOGO FERREIRA RODRIGUES

 

Fotos: Izaias Medeiros/Câmara Municipal