Notícias

Virtualização: Secretaria-Geral emite cerca de 1,4 mil certidões automatizadas por meio digital

Data:

Com o compromisso de virtualização dos serviços oferecidos, desde o início da gestão, a Secretária-Geral da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), facilitou a procura por certidões e já gerou, em apenas nove meses, 1.383 emissões.

A certidão negativa sobre a situação financeira e processos ético-disciplinares é feita de forma virtual e sem custos aos profissionais. Até 2018, para obter certidões dessa natureza advogados (as) precisavam protocolar um requerimento físico na sede da OAB/MS, pagar taxa de R$ 27, a busca e o ofício eram feitos manualmente.

A solicitação da certidão é feita pela internet e se não há pendências, o documento é gerado automaticamente. Em caso de constatação de pendências, o pedido continua sendo presencialmente, na Secretária-Geral.

De junho de 2020 a março de 2021 foram geradas 1.142 certidões automatizadas nada consta e 241 de não inscritos. Segundo o Secretário-Geral Stheven Razuk, a procura pelo serviço de forma virtual foi intensificada com a pandemia. ”A emissão simplificada, online e gratuita, mostra o avanço da informatização na Seccional. As certidões levam em conta não apenas a situação financeira, mas os processos ético-disciplinares do (a) advogado (a). A maior procura se justifica na facilidade nesse processo de virtualização dos serviços e em um momento em que as autoridades pedem para evitar o deslocamento, como forma de prevenção à Covid-19”.

Razuk reitera da importância de os profissionais resolverem presencialmente somente atividades que são imprescindíveis. “Quando consta alguma pendência pedimos que o profissional procure a Seccional para se informar e regularizar a situação”.

O Secretário-geral afirma ainda que o próximo passo é a virtualização das certidões das sociedades de advogados e a prática de atos digitais nos processos de inscrição, tanto de pessoas físicas quanto de sociedades, que ele acredita poder entregar até o fim de seu mandato à frente da pasta.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Secretária-Geral (67) 3318-4741.

Gere aqui sua certidão.

 

Texto: Catarine Sturza / Foto: Gerson Walber