Advogadas da OAB/MS participam do II Encontro Estadual de Gestoras Municipais de Políticas
O Plenário da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul onde mensalmente acontecem as reuniões do Conselho Seccional, foi tomado durante dois dias por mulheres comprometidas e engajadas em discutir políticas públicas para mulheres nas áreas de enfrentamento à violência e autonomia econômica e social.
O II Encontro Estadual de Gestoras Municipais de Políticas para Mulheres reuniu autoridades do Estado, mulheres advogadas, conselheiras estaduais da OAB/MS, além de 25 gestoras municipais com o objetivo de fortalecer os Organismos Municipais de Políticas Públicas para Mulheres e facilitar o diálogo e a troca de experiências.
A subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja, acredita que ações desenvolvidas em conjunto entre Estado e municípios devem estimular a participação da mulher nos espaços de poder. “Não temos hoje uma representatividade efetiva e paritária da mulher nos cargos de poder e decisão. Esses encontros motivam cada vez mais mulheres a participarem das discussões político-partidárias nos ambientes onde estão inseridas”, disse.
A conselheira estadual da OAB/MS, Eclair Nantes, lembrou que 2016 foi proclamado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil como o Ano da Mulher Advogada e disse que os debates devem fortalecer a proteção das prerrogativas e ampliar a participação feminina na administração da Ordem. “Queremos mais respeito dos homens ao trabalho da mulher dentro das instituições. Nosso projeto é de valorização da mulher advogada, do seu campo de trabalho e nas decisões junto à administração”, concluiu.
A presidente da Comissão de Combate e Enfrentamento a Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Comcevid), Carine Beatriz Giaretta também participou do evento.