Advogados elogiam iniciativa “Gabinete sem papel” do desembargador Alexandre Bastos
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) recebeu nesta manhã a visita dos advogados Eres Figueira da Silva Júnior, Wellington Ramos Figueira, e da Procuradora do Estado e Presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB/MS, Claudia Paniago, que se manifestaram de forma positiva acerca da iniciativa do desembargador Alexandre Bastos, que disponibilizou um número de WhatsApp para manter contato direto com os advogados.
A medida possibilita o envio de memoriais e apontamentos sobre os processos pelo próprio aplicativo, eliminando a necessidade de impressão destes em papel. Para Eres, a inovação é uma maneira de incentivar práticas sustentáveis além de estreitar a comunicação com advogados.
“Esta questão do ‘Gabinete sem Papel’ é algo inovador, e aderi por uma necessidade que tive. Eu precisava ir até o gabinete do desembargador para entregar um memorial, e resolvi utilizar mais essa nova ferramenta de comunicação. Foi tudo muito rápido e fácil e terminei por não imprimir o documento. É uma iniciativa que versa sobre a sustentabilidade mas vale destacar a economia de tempo e a comodidade como resultado” relatou o causídico.
Para Claudia Paniago, a medida adiciona funcionalidade e celeridade ao trâmite judicial “É mais um canal de comunicação e estabelece um canal direto com o desembargador sem a necessidade de deslocamento e de espera. É uma forma de desburocratizar o acesso do advogado ao judiciário” apontou.
Wellington Figueira já é entusiasta do uso da tecnologia no exercício da advocacia, tendo inclusive submetido um pedido liminar por meio de código QR Code, e obteve deferimento de seu pedido. “A instituição deste novo canal de comunicação beneficiará não apenas a classe mas à toda a sociedade, principalmente o jurisdicionado, que aguarda uma resposta mais rápida do judiciário. Desta maneira o desembargador demonstra que está atento às inovações e que é sensível às dificuldades enfrentadas pelos advogados para despachar com desembargadores e juízes”, ponderou o causídico.
O Presidente da OAB/MS, Mansour Karmouche, ressaltou a natureza democrática da medida “Esta iniciativa cria mais um canal de diálogo entre advogados e magistrados sem detrimento à outras já existentes, diminuindo distâncias e otimizando recursos, além de democratizar o acesso da classe advocatícia ao judiciário” ressaltou.
Os votos que saírem do gabinete do magistrado serão identificados com o selo “Gabinete Sem Papel”, para reforçar a ação sustentável. O número do aplicativo também será impresso no rodapé do documento.
Eres Figueira da Silva Júnior
Claudia Paniago