Combate à Violência será tema de ciclo de painéis em setembro na Capital
Campo Grande – A realização, em Campo Grande, de um ciclo de painéis com palestras sobre a violência é o tema central de reunião do Movimento MS Contra a Violência na sede da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul, nesta quarta-feira (11) . Com participação do secretário de Justiça e Segurança Pública, Vantuir Jacini, e de representantes do Ministério Público, Assembléia Legislativa, Poder Judiciário e da sociedade civil organizada através de sindicatos e associações, o encontro foi aberto pelo presidente da OAB/MS, Fábio Trad, às 14 horas. Os debates prosseguem até o fim da tarde.
Conforme o advogado José Augusto Lopes Sobrinho, coordenador do movimento, a intenção é realizar em setembro o ciclo de painéis com palestras específicas sobre violência enfocada por diversos segmentos como a mídia, o MP, o Judiciário, a Defensoria Pública, a Sejusp e a sociedade civil organizada. Participam ainda da reunião, a vice-presidente da OAB/MS, Kátia Maria Souza Cardoso, o secretário-geral Ary Raghiant Neto, a secretária-geral-ajunta Silvia Regina de Mattos Nascimento e a diretora-tesoureira Leny Ourives da Silva.
O encontro conta ainda com a presença do deputado estadual Pedro Teruel (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia; do promotor de Justiça Rodrigo Jacobina Stephanini, supervisor das Promotorias de Justiça Criminais de MS; do vice-presidente da Associação do Ministério Público, Ezaqueu Nascimento; além de representantes do Judiciário e de entidades da sociedade civil organizada.
Além da realização do ciclo de painéis, o movimento MS Contra a Violência pretende ainda conseguir a homologação de um Conselho Estadual de Combate à Violência e Criminalidade, através da Assembléia Legislativa; de um conselho municipal semelhante, através da Câmara dos Vereadores de Campo Grande. Por fim, a intenção é levar ao governador André Puccinelli (PMDB) um documento final com propostas para a elaboração de uma política pública de segurança com participação efetiva da sociedade civil juntamente com as instituições do poder público.