Comissão de Direito Previdenciário fará blitz para coibir ação de “captadores” no INSS
A Comissão de Direito Previdenciário da Ordem dos Advogados do Brasil, (OAB/MS) realizará blitz nas agências municipais do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) entre os dias 12 e 15 de dezembro objetivando coibir a ação de “captadores” – fraudadores que se passam por advogados e incitam clientes a entrar com ações contra o Instituto em caso de indeferimento de benefício.
Segundo a advogada e Secretária-Geral da Comissão, Cristiane Oliveira Santos, além de ilegal, a prática é danosa ao beneficiário, visto que os captadores não estão habilitados a representar o cidadão na busca por seus direitos.
“Esta blitz será realizada de três em três meses para de fato coibir a ação destas pessoas, que induzem o cidadão erroneamente à contratação de um serviço, e privam o requerente de ser representado por um advogado devidamente inscrito na Ordem, este sim apto a orientar a população de forma correta” aponta a causídica.
As blitz serão realizadas entre os dias 12 e 15 de dezembro, das 07h às 09h no período da manhã e das 13h às 15h no período da tarde, horários de pico nas agências do Instituto.