Fábio Trad recebe representantes do Ministério da Defesa

Data:

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul, Fábio Trad, recebeu na manhã de hoje (12/06), em seu gabinete, a visita do capitão de mar-e-guerra Sonilon Vieira Leite, gerente de Mobilização Nacional do Ministério da Defesa. Durante o encontro, o militar entregou a Fábio Trad um expediente do almirante-de-esquadra Marcos Martins Torres e do diretor do Departamento de Mobilização, general de divisão Luiz Adolfo Sodré de Castro, sobre o Estágio Intensivo de Mobilização Nacional (EIMN), que acontecerá em Campo Grande, no período de 16 a 21 de julho próximo.
Também participaram da reunião, Vilmar da Silva Fogaça, assistente da Divisão de Coordenação da Mobilização Nacional do Ministério da Defesa; Thales de Souza Campos, coordenador da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra em Mato Grosso do Sul; e o coordenador do Movimento MS Contra a Violência, José Augusto Lopes Sobrinho.
O EIMN, que poderá inclusive ser realizado no auditório da OAB-MS, conforme entendimentos iniciados com os representantes do Ministério da Defesa, é promovido pelo próprio ministério, por intermédio da Secretaria de Logística, Mobilização, Ciência e Tecnologia. Tem como objetivos disseminar na sociedade brasileira a importância da mobilização nacional; ampliar, em âmbito regional, recursos humanos com conhecimentos básicos sobre mobilização; e divulgar o Sistema Nacional de Mobilização (Sinamob), objeto de projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional.
No mesmo documento, o Ministério da Defesa disponibilizou vagas para representantes da OAB-MS no evento. Entre os assuntos que serão debatidos durante estágio estão temas como a necessidade de aprovação da Lei de Mobilização Nacional, como fator de fortalecimento do Poder Nacional; mobilização e desmobilização na expressão econômica/economia de guerra; mobilização industrial; base industrial de defesa; importância das indústrias de material de defesa no contexto da mobilização nacional; mobilização e desmobilização na expressão militar; a logística e a mobilização no mundo atual; e planejamento da mobilização e o Sinamob. A programação será conduzida, em conjunto, pela Escola Superior de Guerra e Departamento de Mobilização.