Instituições e representantes se reuniram para debater Segurança Pública na OAB/MS

Data:

Um dos principais desafios na sociedade de hoje: Segurança Pública. O assunto foi tema de debate no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) reunindo várias entidades e representantes.

O Presidente da OAB/MS, Mansour Elias Karmouche fez a abertura do evento. Ele cumprimentou a mesa do evento e os participantes do Fórum, explicando o objetivo da Ordem em debater assuntos, como segurança pública. "A Ordem dos Advogados do Brasil tem esse papel, de trazer discussões importantes para a sociedade, para que possamos encaminhar as entidades competentes, a Assembleia Legislativa, as Câmaras Municipais, para que eles possam adotar políticas públicas voltadas aos cidadãos. Esperamos que tenhamos segurança pública de qualidade, que atenda realmente as expectativas de todos nós", enfatizou Mansour.

A Organizadora do evento, a Presidente da Comissão de Segurança Pública, Claúdia Paniago deu as boas-vindas aos presentes, apresentou dados sobre o assunto explicando a importância do Fórum. “Não se faz segurança para um individuo, se faz para uma sociedade. Os problemas e as soluções para a segurança pública nós conhecemos, o que não conseguimos é executar uma política de segurança com a qualidade que merecemos. Melhorar a segurança pública é complexo, exige união do Estado, dos Municípios e da sociedade. Para conseguirmos essa política precisamos tirar diretrizes de como seria essa Política de Segurança Pública. Esse é o objetivo desse fórum”, explicou.

Ainda participaram da mesa de abertura o Desembargador do Tribunal de Justiça Luiz Gonzaga Mendes Marques; o Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública José Carlos Barbosa; o Superintendente da Polícia Rodoviária Federal Luiz Alexandre Gomes da Silva; o Promotor de Justiça e Chefe de Gabinete do Procurador Geral de Justiça Alexandre Magno de Lacerda; a Coordenadora Criminal de 2ª Instância Cristiane Maria dos Santos; o Coronel Marcelo de Oliveira Soares do Comando Militar do Oeste (CMO); e o Presidente da Associação Comercial de Campo Grande (ACICG), João Polidoro.

Logo após a abertura começou a mesa de debates sobre "Problemas e Perspectivas para a melhoria da qualidade da Segurança Pública em MS" com a presença do Capitão da Gendermaria Nacional Francesa Felipe Joaquim; do Presidente do Conselho de Administração do Fórum Brasileiro de Segurança Pública Cassio Thyone Almeida de Rosa; do Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública José Carlos Barbosa; do Promotor de Justiça e Chefe de Gabinete do Procurador Geral de Justiça Alexandre Magno de Lacerda; do Juiz Federal Odilon de Oliveira; do Coronel Marcelo de Oliveira Soares do Comando Militar do Oeste (CMO). A mesa foi mediada pelo Advogado e Jornalista Carlos Voges.

O Capitão da Gendermaria Nacional Francesa, Felipe Joaquim passou um vídeo sobre a ação da Polícia Francesa. “Na França há uma segurança básica, apesar do terrorismo. Por isso, não há tantos debates lá como aqui. Na minha opinião, a integração das Forças Policiais na França é total, diferente daqui. Aqui ainda tem muito estrutura, mas o desafio, na minha opinião, é a integração, como pela troca automatizada de conhecimento. Esse fórum tem essa importância. O principal ponto desse fórum é essa troca de experiências e conhecimentos. A democracia viva. A segurança pública é uma preocupação de todos. Achei muito interessante esse fórum de hoje, tanto pela variedade das pessoas pela falaram, juiz, advogados, políticos, policiais, como pela qualidade dos debates”, citou Felipe.

O Presidente do Conselho de Administração do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Cassio Thyone, ressaltou a importância do evento. “Esse fórum tentar melhorar aquilo que a gente tem percebido que está tão ruim, a questão da segurança pública. Excelente a iniciativa da OAB/MS, um exemplo, porque esse é o momento de se discutir segurança pública em Mato Grosso do Sul. Não podemos abrir mão desses debates. Pautar o debate é fundamental, principalmente junto a entidades e seus representantes”, concluiu.

Os debates e exposições feitos no fórum servirão para diretrizes de um Grupo de Trabalho, um Conselho Estadual (com a participação dos municípios, conselhos comunitários, representação dos servidores e instituições de sociedade civil ligadas a segurança e Governo), que irá elaborar uma Política Estadual de Segurança Pública para ser encaminhada ao Governador.