Judiciário do Estado prestigia posse da nova diretoria da OAB/MS
A solenidade de apresentação da nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) aconteceu nessa segunda-feira (25) no auditório Rubens Gil de Camillo. Assinaram o termo de posse o presidente da instituição, Mansour Karmouche, o vice-presidente, Gervásio Alves de Oliveira Junior, o secretário-geral adjunto, Vinícius Monteiro Paiva, o diretor-tesoureiro, Stheven Razuk, as diretorias da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso do Sul (CAAMS) e da Escola Superior de Advocacia (ESA), além dos conselheiros estaduais e federais. Autoridades do Poder Judiciário do Estado participaram da composição da mesa e falaram sobre as expectativas para a próxima gestão.
O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual, Humberto de Matos Brittes, falou sobre a questão da Ordem dos Advogados do Brasil se posicionar frente aos mais diversos assuntos. “É dever da OAB defender o aprimoramento das leis, da justiça social, dos direitos humanos e propugnar pela rápida administração da justiça, entre outras importantes bandeiras”, destacou.
O presidente do TRT 24ª região, Nery Sá e Silva de Azambuja, discursou sobre o compromisso da OAB com o eixo do direito, que é a justiça.“A sagrada missão da Ordem dos Advogados do Brasil e sua solidez como organização de classe nos dão a certeza de que, mesmo nesse momento de crise de lideranças pela qual o país passa, a instituição saberá descobrir talentos que possam transpor os efeitos das adversidades, preservando sua ordem interna, seus desafios e o alcance de seus mais altos ideais”, declarou.
O desembargador do Tribunal Regional Federal da 3ª região (TRF3), Luis Paulo Cotrim, representando o presidente do órgão, desembargador Fábio Prieto de Souza, fez em seu discurso um breve histórico sobre a criação da OAB, em um momento de ebulição política do país, a revolução de 30. “A Ordem sempre conviveu no meio de situações de temperatura de ebulição. A Ordem sempre teve essa vocação de independência, de combate, independentemente de sua criação na revolução de 30 ou da ditadura militar. A voz de todos aqueles democratas será a voz da Ordem dos Advogados do Brasil”, disse Luís Paulo. O desembargador aproveitou a ocasião para destacar a capacidade de composição do novo presidente da Seccional e sua disposição para o diálogo.
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Júnior Mochi, apontou que o objetivo de sua presença no evento é, além de prestigiar a nova diretoria, colocar a Assembleia Legislativa à disposição e na parceria proativa com a instituição OAB para uma sociedade mais justa, mais igualitária e mais fraterna. “É fundamental neste momento que nós vivemos, de grandes questionamentos, principalmente da classe política, trabalharmos com o fortalecimento das nossas instituições. É fundamental que juntos, respeitando a autonomia de cada poder, na conjugação de esforços, nós possamos construir um Mato Grosso do Sul que todos queremos”.
O presidente do Tribunal de Justiça do MS (TJMS), desembargador João Maria Lós, falou sobre os esforços do TJMS para atender os pleitos dos advogados. “O Brasil, em decorrência da situação política, enfrenta hoje uma crise econômica que o Mato Grosso do Sul não deu razão para existir. O sul-mato-grossense continua trabalhando, produzindo, gerando riquezas, mas a crise que vem da capital federal acaba nos afetando. Mas, com boa vontade, criatividade e o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil, eu tenho certeza de que nós vamos conseguir construir um Estado mais eficiente e mais competente pra toda a comunidade de Mato Grosso do Sul”, concluiu.