OAB/MS nomeia comissão para acompanhar refugiados da Síria
Para acompanhar a chegada e instalação dos refugiados da Síria em Campo Grande, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), criou uma comissão especial durante sessão do conselho, nessa quarta-feira (16). O primeiro ato do grupo foi recepcionar, junto da Arquidiocese de Campo Grande, o desembarque de duas famílias no aeroporto internacional de Campo Grande.
Com o agravamento dos conflitos na Síria, os cidadãos estão buscando asilo em vários países do mundo. O presidente da comissão, Elton Nasser, explica que o objetivo é acompanhar a reintegração dos imigrantes à sociedade. “É mais um apoio para que os refugiados possam ter seus direitos e garantias individuais respeitados”, afirmou. “Não ficaremos omissos neste momento importante da nossa história. Precisamos ser fraternos, com a observância das leis aplicáveis”, defendeu.
O trabalho da comissão será executado por meio de parcerias com as instituições que já estão trabalhando no amparo dos sírios, como é caso da Arquidiocese. “É um trabalho conjunto para que não haja nenhuma violação dos direitos e garantias”. Elton explica que as paróquias receberam orientação para recepcioná-los.
Na semana que vem será realizada uma reunião com membros da comissão e com os representantes das instituições responsáveis pela vinda dos refugiados. A intenção é estabelecer um plano de ação que envolva órgãos estaduais e municipais para auxiliar os imigrantes. De acordo com Nasser, campanhas solidárias para angariar alimentos e roupas serão organizadas. “A solidariedade é a regra e não tem exceção”, defendeu.