“OAB vai à escola” debaterá em Dourados temas polêmicos como droga e prostitui

Data:

Dourados – Com o objetivo de propor aos estudantes estimular a sua capacidade de análise e crítica dentro dos temas atuais mais polêmicos, o programa “OAB vai à Escola”, foi lançado, na noite de ontem (28), no auditório da 4ª Subseção da OAB, em Dourados.

Todas as escolas públicas e particulares de Dourados foram oficiadas e receberam Ficha de Inscrição que deverão ser preenchidas e devolvidas à OAB. Doze escolas já manifestaram formalmente o interesse em participar do programa, enviando a relação dos temas escolhidos e o calendário para aplicação das palestras.

As palestras serão proferidas por advogados e profissionais das mais diversas áreas que abordarão temas escolhidos pelos próprios alunos. Os temas mais solicitados estão relacionados aos valores morais, ética, cidadania, afetividade, violência, drogas, prostituição, gravidez na adolescência, meio ambiente, entre outros.

“O programa que nasceu do idealismo da classe dos advogados quer interagir com toda sociedade para que ela participe de forma que aguce a sua capacidade crítica, propondo um diálogo no qual predomine a opinião pública, provando que nem tudo que é mostrado pela mídia deve ser absorvido” disse presidente da Seccional da Oab de Mato Grosso do Sul, Fábio Trad durante a abertura do evento.

Fábio Trad disse ainda que é preciso ter responsabilidade social para levar às escolas temas tão polêmicos e em Dourados o trabalho realizado pela 4ª Subseção da OAB que está dando um exemplo de competência no estado.

Cidadania – Para o presidente da 4ª Subseção, Sérgio Henrique Pereira Martins de Araújo, colaborar com as escolas na formação de crianças e adolescentes, levando informações e procurando solucionar problemas é de extrema importância para a formação de cada indivíduo como cidadão. “O programa prevê o esclarecimento de questões relacionadas à aplicação do direito e à formação de cidadãos. O que for aprendido será aplicado pelo resto de suas vidas”, completou o presidente da 4ª Subseção.

Segundo o prefeito de Dourados, Laerte Tetila (PT), o programa é um compromisso da OAB com a sociedade, mas também tem a participação do poder público em despertar o interesse dos jovens para as artes, a cultura, o esporte, a educação. “Quero aqui reafirmar o compromisso da Prefeitura com a tão honrada instituição que é a OAB na implantação de programas que busquem a formação para a cidadania e uma vida melhor para todos”, ressaltou.

O prefeito citou o Programa de Erradicação às Drogas (Proerd) que vem sendo desenvolvido entre crianças da antiga 4ª série 1º grau, atualmente 5º ano das escolas municipais desde, em parceria com a Polícia Militar.

O evento contou ainda com a presença da coordenadora do programa em Dourados, Bárbara Ribas, da coordenadora do programa no interior do Estado, Mônica Barros Reis, e do comandante da Guarda Municipal de Dourados, Rui Carlos Zanco. Também prestigiaram o ato, representantes das escolas participantes, ganhadores do concurso Aluno Destaque, representantes de universidades, e advogados.