Notícias
Orquestra Jovem é exemplo de “vacina” contra a violência, afirma advogada
Campo Grande – Tocando violinos e outros instrumentos de corda, 32 crianças da periferia de Campo Grande abriram nesta terça-feira (5) o ato de lançamento do programa OAB vai à Escola que levará palestras de uma equipe de 100 advogados às 97 escolas municipais da Capital sobre direitos e deveres abordando temas atuais que visam oferecer noções de cidadania à crianças e jovens. Os músicos mirins fazem parte do projeto Orquestra Jovem, promovido pela Fundação Barbosa Rodrigues, que está ensinando música a crianças de escolas públicas da cidade. Para a advogada Lúcia Maria Torres Farias, da organização do Movimento MS Contra a Violência encabeçado pela OAB/MS, iniciativas como esta funcionam como uma espécie de “vacina” evitando a propagação da violência nas periferias dos centros urbanos.
“Parece utopia ver crianças da periferia tocando violinos e outros instrumentos, mas este projeto prova que ações como esta, que tiram crianças da ociosidade das ruas, podem ser realidade. Este é um exemplo de como não apenas o poder público mas toda a sociedade, através dos seus diversos segmentos, podem contribuir diretamente para conter e principalmente prevenir o aumento dos índices de violência”, comentou Lúcia Tores. Durante o ato realizado hoje na OAB/MS, as crianças tocaram “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga; “Além do Arco Íris”, autor deconhecido; e “Allegro” de F. Suzuki.
A Orquestra Jovem é um projeto de ação contínua que desde abril de 2005 oferece aulas de iniciação musical sob a regência do maestro Eduardo Martinelli, um violonista de técnica aprimorada, formado em violão pela Faculdade de Música de Santos. Para Martinelli, a música proporciona uma grande mudança na vida dessas crianças através do contato com os instrumentos musicais e com um novo universo de melodias e harmonias.
O projeto é voltado para estudantes de escolas da rede pública. A maioria do grupo é formada por alunos de 9 a 15 anos de idade da Escola Municipal João Neponuceno, localizada na Vila Jacy, em Campo Grande. Depois de integrarem a orquestra estes alunos apresentaram melhora significativa nas notas escolares e na conduta social, conforme pesquisa feita pela FBR, no ano passado.
Mantida pelo Grupo Correio do Estado, a Fundação Barbosa Rodrigues mantém seus projetos através de parceria com os Supermercados Comper, H2l, Gráfica Ruy Barbosa, PrintCopy, Livraria Lê, Dicorel, Assetur e Enersul. Tais parcerias permitiram que neste ano fossem repassados pouco mais de R$ 20 mil para aquisição de instrumentos de corda, tais como violino e violoncelo, que integram a orquestra.
SERVIÇO – Contatos para apresentações da Orquestra Jovem podem ser feitos na FBR através do telefone (67) 3321-3030 com Simone ou Márcia.