Processo Eleitoral é tema de debate durante Colégio de Presidentes da OAB/MS
Com data confirmada para o dia 20 de novembro, as eleições da OAB/MS foram bastante discutidas durante o primeiro dia do Colégio de Presidentes, que acontece em Corumbá. O colegiado se reuniu no Hotel Nacional na quinta-feira (25), e volta a debater na manhã desta sexta-feira (26).
O tema foi colocado em pauta após o Conselho Federal realizar alterações no provimento 146/2011, que rege as regras das eleições, e gerar dúvidas entre os advogados. “Resolvemos debater o tema para que não aconteçam erros, e para que todos os advogados que participarão ou apoiarão as chapas estejam cientes do regimento”, afirmou o presidente da Seccional, Júlio Cesar Souza Rodrigues.
Ao todo serão 90 dias para que os pré-candidatos façam suas reuniões, registrem sua chapa e realizem a campanha em todo o Estado. O início do processo eleitoral está previsto para começar no dia 20 de agosto.
Durante o colégio, Júlio Cesar anunciou as eleições da Seccional com urnas eletrônicas. “O pedido já foi deferido. Teremos à disposição 86 urnas eletrônicas que serão distribuídas em todas as subseções, incluindo uma urna reserva”. O processo deverá deixar a votação mais rápida e apresentar rapidamente o resultado.
Ainda sobre as alterações no provimento, Júlio Cesar também destacou o modo de composição das chapas, que a partir de agora, terá 30% de mulheres. “As mulheres participam pouco, e essa quota vai incentivar cada vez mais a participação delas nos processos da OAB”. Participaram do Colégio ainda, além dos presidentes das Subseções do interior, o vice-presidente, Mansour Karmouche, o secretário-geral, Lázaro José Gomes Junior, o secretário-geral adjunto, Victor Jorge Matos e o diretor-tesoureiro, Elvio Gusson.