Notícias
Subseção de Dourados se mobiliza contra a onda de violência na cidade
Thiago Gomes, Campo Grande
A 4ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul (Dourados), presidida por Sérgio Henrique Pereira Martins de Araújo (foto), está se mobilizando contra a crescente onda de violência que vem sendo registrada naquela cidade. Por conta das recentes ocorrências de crimes bárbaros verificadas no município, especialmente a chacina que vitimou uma família (um casal e duas crianças) no último final de semana, a diretoria da entidade de Dourados, através da Comissão de Direitos Humanos, encaminhou ofícios à prefeitura local, solicitando um aumento no efetivo da Guarda Municipal.
Levando em conta o caráter de urgência da situação, a comissão pede a convocação extra de 29 concursados, bem como dos 30 primeiros aprovados no mesmo processo seletivo, a fim de reforçar a segurança em estabelecimentos públicos da cidade, inclusive escolas. Na semana passada, um adolescente matou o colega dentro de uma unidade escolar.
O presidente da Comissão de Direitos Humanos da 4ª Subseção, Arnaldo Rodrigues Júnior, revelou que também foram encaminhados expedientes à Secretaria Municipal de Educação, cobrando o preenchimento de vagas de inspetores de alunos; à Câmara Municipal, solicitando a criação de vagas para esse cargo; e à Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública, por intermédio do Comando Geral da Polícia Militar, cobrando aumento de efetivo da PM em Dourados, assim como reforço do policiamento, o que deverá ser feito em conjunto com a Guarda Municipal.
O trabalho desenvolvido pela Comissão de Direitos Humanos também está sendo apoiado pela Comissão da Criança e do Adolescente, presidida pela advogada Bárbara Ribas. Com o projeto “OAB nas Escolas”, o grupo está levando conceitos de cidadania e outros temas transversais a estudantes.