Notícias
Violência não é um problema só de governo, mas de Estado e da sociedade, afi
Campo Grande – “Uma política pública de segurança não se faz só com o governo, mas sim com toda a sociedade”, afirmou hoje (17) o presidente da OAB/MS, Fábio Trad, ao convocar toda a sociedade civil para participar do Movimento MS Contra a Violência. Às 18 horas no auditório da OAB/MS o Movimento reúne representantes de entidades civis para apresentarem propostas para a elaboração de um documento plural que visa retratar de forma precisa o diagnóstico da violência no estado e apontar soluções. No dia 23, em outro encontro, será elaborado o documento a ser lançado no ato público do dia 28 de abril.
“Hoje estamos pagando os juros de uma dívida social que a sociedade não reconhece e prefere jogar para debaixo do tapete”, retrata o presidente da OAB/MS, para quem “o crescimento contínuo da violência não se trata de um problema de governo, mas sim de Estado”. Fábio Trad ressalta que falta uma política pública de segurança. “Não se trata de uma política de segurança pública, voltada ao policiamento, o que já existe, mas sim de uma política pública de segurança que não se faz apenas com o governo, mas com toda a sociedade”.
A OAB está atenta ao processo de crescimento gradativo e continuado da violência e criminalidade. Diante disso, a Ordem lidera o Movimento MS Contra a Violência aberto a toda a sociedade civil através de representantes de associações, sindicatos e outras entidades civis organizadas, inclusive de partidos políticos sem distinção, e também de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário municipal e estadual.
Além do documento plural com propostas da sociedade para prevenção e combate à violência que venha a subsidiar essa política pública de segurança, o movimento liderado pela OAB/MS pretende também a constituição de um Fórum Permanente de Prevenção e Combate à Violência. “Hoje à sociedade reage apenas quando um crime choca a população. É preciso uma atuação permanente de todos para que as ações tanto de prevenção como de combate à criminalidade realmente sejam eficazes”, alerta Fábio Trad.
Leia também neste site:
Juiz federal Odilon de Oliveira apóia o Movimento MS Contra a Violência
Movimento MS Contra a Violência reúne-se nesta terça-feira na OAB