Notícias

Ao discursar em palestra que abre o Mês da Advocacia, Presidente Mansour fala do amor à pátria e cumprimento de leis

Data:

O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Mansour Elias Karmouche, fez o discurso de abertura da palestra “Resposta à acusação: A primeira defesa no processo criminal, um termômetro da advocacia”, realizada na noite desta quinta-feira (1º) e que abriu o calendários de atividades em comemoração ao Mês da Advocacia. Além de citar a importância do amor que a advocacia deve sentir em relação à pátria, falou também do respeito e cumprimento às leis brasileiras.

“É muito importante aprender e celebrar o nosso hino nacional. Ele representa a pátria e o povo. É por ele que começamos tudo na vida e por isso é a nossa identidade e deve ser valorizado. As comemorações neste mês têm uma simbologia muito grande. Tenho certeza que aqueles que estão se inspirando na advocacia para seguir essa carreira brilhante têm um compromisso com a cidadania, por isso sigam aquilo que os legisladores colocaram para a nossa sociedade. Vocês não irão errar. Mas se errarem, será bem menos do que aqueles que insistem em fazem as coisas de maneira irregular. Desejo para todos neste mês de suma importância para nós, que façam essa reflexão. Do quanto é importante ter uma advocacia forte. Participem da profissão e façam isso com amor. Porque sem esse sentimento não tem sentido fazer nada nessa vida. Amem os seus semelhantes, ajudem quem puderem e, acima de tudo, defendam com determinação as leis e a nossa Constituição”, aconselhou aos acadêmicos e profissionais presentes.

Compuseram a mesa de honra também o Vice-Presidente da OAB/MS, Gervásio Alves de Oliveira Júnior; a Secretária-Geral Adjunta, Eclair Nantes; o Diretor-Geral da Escola Superior de Advocacia (ESA), Ricardo Souza Pereira; o Diretor-Tesoureiro da ESA, João Paulo Delmondes e a Secretária-Geral Adjunta da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA), Janaína Pouso.

Na vez da palavra, Ricardo Pereira citou “que no mês em que se comemora a advocacia no País, a ESA, exercendo a sua função institucional, traz para a sociedade jurídica calendário repleto de atividades, tanto na Capital quanto no interior do Estado”.

Palestra

A primeira palestra que marca o início das atividades neste mês de agosto foi ministrada pelo Presidente da Comissão dos Advogados Criminalistas, Tiago Bunning. Segundo ele, a proposta foi mostrar que a “Resposta à acusação” é um termômetro da advocacia criminal. “É a primeira defesa do acusado no processo criminal. Muitas vezes deixada de lado pelos advogados, muitas vezes uma peça em que sequer adentra-se em argumentos teóricos. Hoje mostramos aos colegas advogados e acadêmicos que é possível na resposta à acusação apresentarmos uma defesa criminal combativa em favor do seu cliente”, destacou.

Prestigiou o evento a Vice-Presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Larissa Marques Brandão.