Notícias

Em cerimônia de entrega de carteiras, Presidente Mansour defende vacinação para todos

Data:

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), recebeu aos seus quadros 12 novos operadores do Direito em cerimônia de entrega de carteiras realizada na manhã desta segunda-feira (15), ao ar livre, cumprindo a todos os protocolos de biossegurança, no pátio da instituição. Ao proferir o discurso de abertura, o Presidente Mansour Elias Karmouche falou sobre a pandemia de Covid-19 e defendeu a vacinação para todos.

O ato solene foi conduzido pelo Presidente Mansour ao lado da Presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/MS e Presidente do Colégio Nacional dos Presidentes de TEDs Marta do Carmo Taques, Conselheira Estadual Maria Caroline Bertol Carloto Trindade Nantes, do Tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMS) César Palumbo e Presidente da Comissão Empresarial e de Acompanhamento do Novo Código Comercial Gustavo Marinho.

Mansour reconheceu que Mato Grosso do Sul está entre os cinco estados com maior número de vacinação, mas reiterou que a OAB/MS tem atuado arduamente para que o imunizante chegue para todos. “Na semana passada estive com o Governador Reinaldo Azambuja cobrando mais vacinação para a nossa população sul-mato-grossense. O certo é ter vacina para todos e que a gente possa sair logo dessa pandemia que há um ano assola o nosso Estado e país. A OAB/MS também se faz presente em momentos como esse, de dificuldades, trabalhando para fazer valer as medidas estabelecidas no enfrentamento a esse vírus. Não devemos nos mover por ideologias, devemos ter o discernimento e conscientização sobre o que diz a ciência”, defendeu.

Mansour lamentou as vidas levadas pela Covid-19 e falou da importância de as pessoas seguirem as recomendações para frear o contágio e proteger a saúde de seus semelhantes. “Neste momento devemos ter empatia, resiliência e ressignificação. Vivemos em um cenário muito complexo e de muitas vidas perdidas. Temos várias pessoas próximas precisando de um leito de UTI. Precisamos pensar nelas e respeitar as normas impostas pelos nossos governantes”, disse.

O Presidente destacou que os advogados representam a sociedade e são cobrados pelas suas condutas. “Somos uma classe que se volta para a defesa dos interesses dos cidadãos, com grandes responsabilidades. Temos a garantia das nossas prerrogativas, mas ninguém está acima da lei. Quando necessário, agimos conforme preconiza o nosso Estatuto e Código de Ética e Disciplina”.

Após o discurso do Presidente Mansour, os bacharéis leram o juramento, comprometendo-se com a advocacia e receberam as carteiras para o exercício da profissão.

Em seguida, a Presidente do TED Marta do Carmo Taques destacou que a advocacia exige constante atualização, aprimoramento e aconselhou: “trabalhem sempre com ética, tratem sempre autoridades com respeito e urbanidade. Estreitem laços com colegas, participando de algumas das nossas mais de 80 comissões. Tratem os processos com muito amor. Os clientes nos procuram pela nossa ética e competência. Não há necessidade de disputa, pois o mercado existe para todos”.

Ao fazer uso da palavra, a Conselheira Estadual Maria Carloto deixou as portas abertas aos jovens advogados. “Esse legado que a OAB/MS proporciona a vocês, que não foi construído com lutas de um dia e sim anos, consiste em um acolhimento a todos. Há vários cursos oferecidos pela ESA, espaços compartilhados e toda essa estrutura pode ser usada por vocês gratuitamente. Não se deixem levar pelo pessimismo de alguns. É na dificuldade que surge a oportunidade. Sintam-se em casa, tudo aqui pertence a vocês”.

O Tesoureiro da CAAMS César Palumbo apresentou serviços e benefícios que estão à disposição dos profissionais e desejou sucesso. “Tenho certeza que todos vocês sabem da dimensão desse universo o que passam a fazer parte a partir de agora. Sei também que saberão honrá-lo com aprimoramento técnico e galhardia. Antes de tudo, o advogado precisa lutar e não desistir”.

Ao final, em nome da turma falou a jovem advogada Rafaely Mendonza Tobias. “Devemos ser um profissional que acima de tudo visa proteger o cliente e zelar pelo melhor à advocacia. Agora que fomos aprovados no Exame de Ordem o mundo é nosso, estamos aqui para se destacar. Parabenizo a todos”.

Receberam a carteira para o exercício da profissão César Vinicius de Melo Marques, Cauane Maria Franco Alves, Elisangela Martins Déde, Jaqueline da Silva, Jorge Felipe Fernandes dos Santos, Mariana Riveros Oliveira Maciel Smaniotto, Rafaely Mendonza Tobias, Renata Camila da Costa Silva, Sabrina Moura Bastos, Victor Marcelo Acosta Cocian, Gabriel dos Santos Corrêa e Gabriela Nunes Gomes.

Texto: Laura Holsback / Fotos: Gerson Walber