Notícias

Mansour fala da desigualdade e desemprego no País ao discursar na posse da Procuradora-Chefe do Trabalho Cândice Arosio

Data:

O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul, Mansour Elias Karmouche participou da cerimônia de posse da Procuradora-Chefe do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul, Cândice Gabriela Arosio, para o biênio 2019 -2021, realizada nesta quinta-feira (7), no auditório da Procuradoria Regional. Em discurso, ele falou da situação preocupante que o País enfrenta com relação à desigualdade e desemprego.

“Queremos chamar a atenção para a importância desse ato do ponto de vista social e institucional. O Brasil hoje tem mais de 13 milhões de pessoas desempregadas. Temos mais de 20 milhões vivendo no subemprego. E quase 25 milhões vivendo na informalidade. Nesta semana fomos informados por órgãos oficiais que 25% da nossa população ganha até R$ 425 por mês, menos do que um salário mínimo, dinheiro insuficiente para uma vida digna e sustentável. Trata-se de um quadro alarmante. Diante desses números, vislumbramos um País que, cada vez mais, viverá em ebulição, sob o efeito da raiva e do ressentimento. Em curto e médio prazos não há o que fazer. Mas podemos, paulatinamente, ir tomando decisões para que, no futuro, possamos imaginar um Brasil diferente, mais igualitário, menos violento e mais justo”, destacou o Presidente da Ordem em MS.

Mansour citou também que a esperança cresce quando vê uma nova geração assumindo cargos de comando em setores vitais do judiciário. “A posse da doutora Cândice Arosio neste comando nos dá alento porque representa a continuidade de um processo que vem sendo implementado por seus antecessores, dando-nos garantia de que vamos avançar. O OAB/MS dá boas-vindas manifestando o nosso apoio a todas aquelas iniciativas que valorizem o Estado Democrático de Direito e que fortaleçam a mediação pacífica de conflitos de interesse entre Capital e Trabalho, visando o fortalecimento da justiça e da humanização da relação entre patrões e empregados”, enfatizou.

O Presidente parabenizou Leontino Ferreira de Lima Júnior, que atuou como Procurador-Chefe entre 2017 e 2019, “pelo belíssimo trabalho realizado frente à instituição”.

Foram convidados a compor a mesa como anfitriões o Presidente da OAB/MS Mansour, o Procurador-Geral do Trabalho Alberto Bastos Balazeiro, Procurador-Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 24ª Região (biênio 2017-2019) Leontino Ferreira de Lima Júnior, a empossada ao cargo de Procuradora-Chefe Cândice Gabriela Arosio, Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público Sebastião Vieira Caixeta, Vice-Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região Amaury Rodrigues Pinto Júnior, Procurador-Geral de Justiça e Presidente do Conselho Nacional dos Procuradores Gerais Paulo Passos e a Diretora Social de Eventos Ana Claudia Rodrigues Monteiro.

Despedindo-se, Leontino Ferreira Júnior mencionou dificuldades durante a gestão e o trabalho realizado em conjunto com Ordem dos Advogados para solucioná-las. “Esses últimos dois anos tivemos inúmeros ataques à legislação social. O doutor Mansour acompanhou esse processo e a OAB/MS sempre foi companheira do MPT, uma defensora da legislação social. Fomos duramente atacados, mas conseguimos cumprir a nossa missão. Obrigado a todos que acreditaram nesse projeto e dele fizeram parte”, expôs e em seguida encerrou o discurso emocionado ao mencionar a importância da família em sua trajetória.

Cândice Gabriela Arosio agradeceu pela confiança em ter sido eleita ao cargo. “Além dos votos, meus 12 valorosos e combativos colegas que dividem comigo a missão constitucional de defender e garantir os direitos trabalhistas em Mato Grosso do Sul me entregam também as suas esperanças e expectativas de bem desempenhar as funções na chefia, em um cenário atual de embate do Ministério Público Brasileiro, austeridade orçamentária e de desmonte dos direitos trabalhistas já conquistados”, avaliou.

O Procurador-Geral do Trabalho Alberto Bastos falou que “o Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul está em festa pela posse da doutora Cândice Arosio que tem as qualidades necessárias para cumprir essa grandiosa missão institucional”. E homenageou Leontino: “nesse momento faço também os meus sinceros agradecimentos ao Doutor Leontino Ferreira Lima Júnior que respondeu por essa instituição nos últimos dois anos, soube conduzi-la com sabedoria e foi responsável pela implantação dessa sede, exemplo de funcionalidade e beleza”, concluiu.