Notícias

Mansour Karmouche abre o I Fórum de Empregabilidade e Capacitação de jovens negros

Data:

O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Mansour Elias Karmouche, abriu o I Fórum de Empregabilidade e Capacitação, realizado pelo instituto Azusa, por meio do projeto ‘Africa Friends’. O evento que ocorreu na manhã desta quarta-feira (20), dia em que se celebra a Consciência Negra, faz parte de cronograma de atividades da 4ª Edição do Prêmio Internacional ‘Africa Friends’, que segue até amanhã com o objetivo de desenvolver assuntos pertinentes a comunidade negra.

Em discurso, Mansour reforçou que a “OAB/MS defende o estado democrático de direito e é contra qualquer tipo de preconceito, seja por questão racial, intolerância religiosa ou de gênero”. O Presidente deixou as portas abertas para a iniciativa. “O movimento Africa Friends é muito importante para toda a sociedade. Podem contar com o nosso apoio irrestrito. Tenho certeza que temos muito o que aprender e a difundir para que esse o mercado de trabalho seja de todos. Somos forte quando pensamos de forma conjunta. Como representantes dessa sociedade civil organizada, temos muito a contribuir com essa causa que é de todos”, destacou.

Também fez parte da abertura do evento, a Presidente da Comissão da Igualdade Racial Silvia Constantino que, em nome da Comissão se colocou à disposição. “O trabalho por nós realizado para a comunidade negra em geral e sociedade é um desafio, mas não temos medo de enfrentá-lo. As coisas são dentro do nosso País são de muita luta e resistência e estar aqui hoje é uma prova de resistência. A partir do momento em que se estabelece um diálogo abre-se portas para discussões e reflexões”, citou.

O evento contou com representantes de países da África e teve como missão colocar o conhecimento à disposição de empreendedores executivos de grandes empresas, governos que necessitam de informação de mercado e produtos junto ao mercado brasileiro e africano.

O Presidente do instituto Azusa Reverendo Sérgio Melo disse que o objetivo foi levar conhecimento à população. “A nossa expectativa é que por meio dos nossos palestrantes possamos entender pouco melhor acerca da questão da empregabilidade dos jovens negros nas grandes instituições, acerca do racismo institucional e capacitação.

O Ministro de Negócios da Nigéria, Isaac Man expressou que o País “tem cooperação em diversas áreas com o Brasil, como turismo, cultura e petróleo. Ainda segundo ele, o país fechou “acordo com o Senai para área de treinamento com a finalidade de ampliar o ensino e mercado”.

Diamantino Gabriel Teca Bento representou a Angola e República Democrática do Congo e manifestou a honra em fazer parte da ação. “Falar em nome da Angola e República Democrática do Congo é um privilégio enorme. São países que estão com bastante crescimento que deve colocá-las em um novo cenário mundial”.