Notícias

Marcado por fortes emoções, Conselho da OAB/MS realiza Moções Póstumas a três advogados

Data:

Os advogados Bertoni Nantes, Evandro Bandeira e Wagner Perez Sana foram homenageados na sessão do Conselho Seccional desta sexta-feira (25). Os Conselheiros apresentaram Moções Póstumas pela contribuição dos profissionais na advocacia e no meio jurídico sul-mato-grossense.

O Presidente da OAB/MS Mansour Elias Karmouche prestou homenagem ao Advogado Bertoni Aparecido Gonçalves Nantes, membro do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), que faleceu no dia 24 de dezembro. Sob muita emoção, Mansour lembrou da infância e amizade com Bertoni. “Filho do Empresário Bernardino Nantes, amigo do meu pai, e da Doutora Belkiss Nantes, que também prestou relevantíssimos trabalhos para nossa entidade, foi Membro da Comissão da mulher Advogada e do TED”.

Doutor Bertoni, frisou Mansour, “foi um grande profissional, que trabalhava com muita galhardia, amigo leal, companheiro muito valoroso. Sua lealdade inspirou muitos outros colegas. Não podemos esquecer de sua frase: ‘amigos dos amigos’. Amigo que deixa grandes lembranças na minha vida”. O Presidente da OAB/MS finalizou sua homenagem com verso ‘O tempo que se perdeu’, do poeta chileno Pablo Neruda.

O amigo de Bertoni e Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes da OAB/MS Elton Nasser também deixou sua homenagem. “Bertoni sempre foi amigo, companheiro, uma pessoa que deixará um legado de posição e firmeza. Deixo aqui uma mensagem de vivermos a vida no presente, foi o que ele fez. Às vezes, perdemos a oportunidade de contemplarmos nosso dia. Bertoni cumpriu sua missão, amou ao próximo e foi indispensável à Justiça”.

A homenagem a Wagner Perez Sana foi feita pelo Conselheiro Estadual Márcio Fortini. Em suas palavras, ele destacou que o advogado foi aguerrido, profissional com extrema habilidade para interpretar a lei e lançar opiniões e teses jurídicas a respeito das questões que lhes apresentavam.

“Falar das qualidades de uma pessoa como a Wagner talvez não contemple todas aquelas que tinha, devido ao seu caráter e retidão. Não digo que não tinha defeitos, mas quem não os têm, mas prefiro lembrar-me de como ele era e de como conduzia a vida, família e o trabalho. Sempre atencioso, humilde e respeitoso em seus afazeres. A OAB perdeu um grande colaborador e profissional, mas temos certeza que o grande arquiteto do universo recebeu uma grande luz”. Na ocasião, a esposa Cínthia Menghini agradeceu a homenagem.

A moção póstuma ao Advogado Evandro Pereira de Viana Bandeira, Ex-Conselheiro Federal da OAB/MS, foi feita pelo Conselheiro Federal Afeife Mohamad. Ele agradeceu a iniciativa da Diretoria da OAB/MS de conferir a ele a honrosa tarefa de homenagear ao tão marcante companheiro que dividiu junto aos colegas momentos de extrema felicidade, Evandro Ferreira de Viana Bandeira.

“Me enche de júbilo e marca como selo da gratidão tamanha gentileza e honraria as quais ficarão guardadas como tesouros inesquecíveis em meu interior. Faço votos de muita paz e as mais sinceras intenções a todos aqueles que conviveram com o saudoso homenageado e que devam sentir as mesmas sensações de júbilo que sinto agora. Desejo no íntimo do meu coração que todos os familiares do doutor Evandro Bandeira estejam plenamente reconfortados na luz do senhor”. Confira aqui discurso na íntegra.

Emocionada, a irmã Marina Bandeira Barbosa e a filha do Doutor Evandro, Ana Cristina, agradeceram as palavras proferidas pelos Conselheiros e Diretoria.

 

Texto: Catarine Sturza e Laura Holsback
Fotos: Gerson Walber