Notícias

Marta do Carmo Taques destaca a jovens advogados (as) importância da conduta ética

Data:

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), recebeu aos quadros oito jovens advogados (as) e uma estagiária na manhã desta segunda-feira (14). Participaram o Presidente da Seccional Mansour Elias Karmouche, a Presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) Marta do Carmos Taques, a Presidente da Comissão de Defesa e Assistência das Prerrogativas Silmara Salamaia, o Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMS) José Armando Amado e a Vice-Presidente Herthe Brito.

Na ocasião, Marta que foi reeleita como única mulher na presidência do Tribunal de Ética e Disciplina e está à frente também do Colégio de Presidentes dos Tribunais de Ética e Disciplina do Brasil, deu boas-vindas e falou da importância em construir carreira baseada na prática das boas condutas.

“Vocês passaram por várias etapas e chegou a hora de exercer a profissão. A responsabilidade a partir de agora é muito grande. O compromisso que assumem não é somente com nossos colegas e a instituição, mas com com toda a sociedade. Às vezes por um lapso, coisa mínima, o profissional pode sofrer penalidade ética, por isso é importante que sigam o nosso Código de Disciplina. Queremos que todos sejam espelho para a sociedade, exemplos e orgulho para a nossa Ordem dos Advogados”, destacou Marta.

Marta do Carmo Taques encerrou as palavras convidando aos recém-habilitados para o exercício da advocacia a fazerem parte do sistema OAB/MS. “É importante que venham trabalhar voluntariamente conosco para conhecerem melhor esta casa. Agora somos a família de vocês”, concluiu.

O Tribunal de Ética e Disciplina em Mato Grosso do Sul é composto por sete turmas e 50 advogados (as) com mais de 10 anos de atuação, extremamente capacitados para avaliar conduta profissional.

Em discurso, o Presidente Mansour expressou grata satisfação por receber os jovens profissionais. “Parabenizo a todos por esta trajetória e desejo que tenham uma carreira exitosa, coroada de sucesso”. Falou também da grande força política na sociedade que a OAB/MS tem e esclareceu que, apesar disso, não pode haver ingerência dentro dela. “Fazemos uma gestão apartidária, respeitando a política, criticando quando temos que criticar e, acima de tudo, sem envolvimento”, frisou.

Presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas por 11 anos, Silmara Salamaia reforçou a atenção dada pela instituição aos direitos da classe. “A lei concede garantias para que os advogados (as) façam a defesa plena do cidadão. Estamos aqui para garantir essa plenitude ao exercício profissional de cada um. Para atendê-los, temos dois telefones de plantão que 24 horas estão ligados e disponíveis para o momento que precisarem”, disse referindo-se aos números (67) 98121-6411 e 99956-7161.

Na vez da palavra, o Presidente da CAAMS deixou as portas abertas. “A nossa Caixa oferece diversos benefícios como planos de saúde, atendimento odontológico, auxílios. Estamos pronto para atender a todos. Desejo êxito neste início de profissão e ressalto que estagiários têm os mesmos direitos e deveres que os advogados têm”, disse José Armando.

A jovem Advogada Sheila Cortez Muniz da Silva falou em nome da turma. “É um momento único, a consolidação de uma conquista. Foram cinco anos de lutas e desafios. Estar nesta cerimônia é a comprovação que nascemos para esta profissão”, celebrou.

Receberam a carteira da OAB/MS: Adriana Gomes Fazan, Gabriella Leite Guerreiro, Iara Cavalli de Almeida, Jeise Boeno Drumond, Juliana Riveros Oliveira Maciel Catarino, Lucas Henrique Damasceno, Luis Alberto Ojeda, Sheila Cortes Muniz da Silva e a estagiária Renata Sawaris Borges Netto.

Texto: Laura Holsback / Fotos: Gerson Walber