Notícias

No dia 20 de novembro, OAB/MS promove debate sobre consciência negra

Data:

Dia 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra em homenagem ao líder quilombola Zumbi dos Palmares. É uma data que merece reflexão sobre a luta dos direitos do povo negro na sociedade. Nesta sexta-feira, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), promove uma mesa de debates com o tema “Consciência negra: Reflexões práticas”.

A Advogada e membro do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB/MS, Sandra Rigo será a Presidente de Mesa. Os palestrantes convidados serão o Advogado e Presidente da Comissão de Exame de Ordem da OAB/MS, André Fredo; a Advogada e Presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/MS, Silvia Constatino; e o Psicólogo e Mestre em Educação e Professor nas Faculdades Integradas Urubupunga, em Barretos/SP, Junior T. de Souza.

A expressão “consciência negra” se refere à tomada de consciência histórica e cultural do (a) afrodescendente, bem como da importância de valorizar a cultura e tomar consciência acerca dos problemas causados pelo racismo. É uma data que merece o debate sobre os direitos pela equidade racial, educação, oportunidades iguais no mercado de trabalho, assim como o fim da violência. Apesar de ser feriado em várias cidades pelo país, em Mato Grosso do Sul, dia 20 é feriado somente em Corumbá, Itaporã, Jaraguari e Ladário.

A Presidente de Mesa Sandra Rigo explicou que a data serve para refletir “sobre um passado doloroso, mas também de homens e mulheres que lutaram, resistiram acerca da situação da escravidão e como inspiração para continuarmos a lutar pela igualdade racial e pela inserção desta população negra e afrodescendente na sociedade, sem restrição de direitos”. Ela cita o Artigo 5° da Constituição Federal: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”.

O evento será nesta sexta-feira (20), às 16 horas de MS (17h de Brasília) no Canal do Youtube da OAB/MS. Acesse aqui.

 

Texto: Catarine Sturza