Notícias

OAB/MS fecha parceria com Fundect para fomentar criação de novas plataformas jurídicas no 1º Laboratório de Inovação e Tecnologia do país

Data:

Você profissional da advocacia já desenvolveu ou pensa em desenvolver algum projeto tecnológico, como um aplicativo por exemplo, que contribua com a classe jurídica e receber bolsa para colocá-lo em prática? Para tornar essa ideia possível, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), fechou parceria com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect), por meio do Governo do Estado. Objetivo do trabalho conjunto é fomentar a criação de novas plataformas digitais, no 1° Laboratório de Inovação e Tecnologia Jurídica do país (Litech).

O convênio, assinado na manhã desta terça-feira (9) na Governadoria do Estado, teve a presença do Presidente da OAB/MS Mansour Elias Karmouche, Vice-Presidente Designado Walfrido Azambuja Junior, da Coordenadora do Projeto e Presidente da Comissão de Direito Digital e Startup Dayane Lupoli, do Presidente da Comissão de Tecnologia e Inovação Bruno Lupoli Peixoto, Governador do Estado Reinaldo Azambuja, Presidente da Fundect Márcio de Araújo e do Secretário da Ciência e Tecnologia do Estado Jaime Verruk.

O Presidente da OAB/MS explicou que o Litech é um incentivo aos profissionais da advocacia. “Operadores do Direito poderão apresentar suas propostas à Comissão de Direito Digital e Startup que irá analisar a viabilidade e, sendo aprovada, eles receberão uma bolsa para financiar a execução. Este valor será repassado diretamente pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado”, destaca.

De acordo com Mansour, são boas as expectativas. “Hoje em nossa advocacia temos grandes pensadores e pessoas que desenvolvem ótimos trabalhos para toda a classe”, elogiou em seguida agradecendo o Governador pelo apoio ao projeto.

O Laboratório de Inovação e Tecnologia foi criado em 2019 pela Seccional MS e é pioneiro no Brasil na área jurídica. A missão é formar um ecossistema para toda a classe atuante. Alternativo e informal, tem a função de receber e propagar ideias na área da tecnologia.

Reinaldo Azambuja parabenizou a iniciativa e frisou que a finalidade da parceria entre a OAB/MS e Fundect é apoiar novas ferramentas de inovação. “Com a pandemia reinventamos muitas metodologias de trabalho e que tem dado retorno relevante. Assinar com a OAB/MS esse convênio propicia, através de recursos públicos, o desenvolvimento de novas plataformas digitais que irão modernizar o sistema jurídico. Apoiar os bons projetos é a nossa função”, avaliou o Governador.

O Presidente da Fundect Márcio de Araújo citou que faltava ambiente de inovação no Estado para questões jurídicas e o Laboratório da Seccional suprirá essa necessidade. “A profissão do advogado tem se transformado a cada dia. Esse projeto é único no Brasil e esperamos que possa servir de exemplo neste novo mundo dos negócios. É mais um espaço importante para o trabalho conjunto entre a tecnologia e o desenvolvimento do Mato Grosso do Sul. Representa grande investimento também para o Estado”, mencionou.

Texto: Laura Holsback / Fotos: Gerson Walber