Notícias

OAB/MS participa de reunião do Comitê Estadual de Combate à Dengue

Data:

Com aumento do número de casos de dengue no Estado, o Presidente da Comissão de Defesa das Crianças e Adolescentes Elton Nasser se reuniu na manhã desta sexta-feira (24) junto ao Comitê Estadual de Combate às Arboviroses na Governadoria.

Na pauta, o fortalecimento e aperfeiçoamento das ações entre as gestões e instituições no que tange o combate ao Aedes aegypti, o manejo clínico adequado do paciente e a notificação dos casos de dengue, Zika e Chikungunya.

Segundo Elton, a Secretaria de Estado de Saúde apresentou dados sobre a dengue no Estado. Neste ano, de 1° a 23 de janeiro de 2020 já foram quatro óbitos registrados por dengue, um na Capital. Corumbá vive hoje uma epidemia de dengue, foram mais de 500 casos notificados em 22 dias.

Foram levantadas ações que envolvem o acesso, a vigilância e a qualidade. “Essas palavras-chave são essenciais, trazem o modo pelo qual se deve prevenir e combater à dengue. É preciso divulgação sobre os cuidados básicos de higiene em casa e no trabalho. Há falta de sensibilidade por parte da população em geral. As pessoas não se preocupam com as outras, com a saúde delas e dos vizinhos. São muitos casos de dengue no Estado, quatro mortes até agora. Por isso, a OAB/MS está à disposição da sociedade e trabalha em conjunto na divulgação do combate ao mosquito”, explicou.