Notícias

OAB/MS prestigia solenidade de recepção de aeronave no 3º Batalhão de Aviação do Exército

Data:

O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Mansour Elias Karmouche, o Presidente da Comissão de Assuntos de Defesa e Estudos Estratégicos Marco Antônio Barbosa e o Vice-Presidente Aluízio Frazão prestigiaram nesta quarta-feira (05) solenidade de formatura de recepção de aeronave Cougar no 3º Batalhão de Aviação do Exército.

Participaram da solenidade o Comandante do 3º BAvEx Tenente-Coronel Glaidson Santos da Penha; o Comandante do Comando Militar do Oeste (CMO), General de Exército Lourival Carvalho Silva; o Comandante de Aviação do Exército General de Brigada Carlos Waldyr Aguiar; o Superintendente do Aeroporto Internacional de Campo Grande Richard Aldrin Fernandes Custódio, entre outros militares e autoridades.

O Presidente da OAB/MS Mansour Elias Karmouche agradeceu o convite do Exército, CMO e frisou a importância da união e fortalecimento das instituições. “É sempre bom participar de eventos dessa natureza, que entrelaçam e fortalecem o laço de instituições de maior prestígio na sociedade brasileira”.

Presidente da Comissão da OAB/MS, Marco Antônio Barbosa vê bons olhos o recebimento desta aeronave em face do monitoramento da fronteira. “Uma aeronave que tem autonomia de mais de três horas de voo, que vai colaborar com o sistema de vigilância dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul”.

O Vice-Presidente da Comissão de Assuntos Estratégicos Aluízio Frazão também teve a honra de participar da solenidade. “A incorporação da aeronave Cougar ao BAvEx vem somar a outras que já estão aqui trabalhando na defesa nacional. É de grande valia, além de renovar a frota, essas próximas quatro são aeronaves modernas, que fazem voos diurnos e noturnos, importantes para segurança do espaço aéreo, principalmente em uma região como a nossa. Mato Grosso do Sul é um estado que conta com uma extensa fronteira, de suma importância em termos geográficos para a segurança do país”.

Para o Comandante da Aviação do Exército, General Aguiar, a chegada da aeronave representa um momento histórico para o desenvolvimento e segurança de todo o Brasil. “O Exército, em processo de transformação para melhor cumprir a sua missão em prol da nossa sociedade, visualizou na aviação um grande vetor para aumentar a capacidade operacional, em particular no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, fronteira Oeste, trazendo aeronaves modernas, como a de hoje. Serão mais três aeronaves destas em breve, transportando o Braço Forte – Mão Amiga do Exército Brasileiro”, se referindo ao Cougar, que comporta 27 passageiros.

O Comandante do CMO, General de Exército Lourival Carvalho Silva destacou que “a aeronave Cougar permite o transporte de cargas e passageiros em número maior que as aeronaves que temos hoje em dia. Com isso, temos a oportunidade de otimizar o nosso transporte e dar apoio não somente ao próprio exército como a outras instituições que necessitem. Com certeza vai nos trazer melhores condições para cumprirmos as nossas missões”.

De acordo com Comandante do 3º BAvEx Tenente-Coronel Glaidson Santos da Penha, o Cougar, incorporado ao Batalhão Pantera, passará por experimentação para então “apoiar o Exército, o Comando Militar do Oeste, a fronteira e na segurança da fronteira oeste do Brasil, contribuindo para a segurança e desenvolvimento do país. É uma aeronave que comporta 27 passageiros e pode operar a uma velocidade de 200 quilômetros. É um forma de contribuir com o Exército Brasileiro, CMO,  sociedade, com o Brasil”.

Na ocasião, ainda foi feita a adesivagem da aeronave Cougar, agora incorporado ao Batalhão Pantera, e a entrega de distintivos à tripulação.

 

Texto: Catarine Sturza 
Fotos: Gerson Walber