Notícias

OAB/MS realiza última solenidade do ano de entrega de carteiras para novos operadores do Direito

Data:

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), realizou nesta quarta-feira (18), a última solenidade do ano de entrega de carteiras para novos operadores do Direito. Quarenta e dois profissionais e dois estagiários receberam a habilitação para exercer a advocacia e atuar em prol da sociedade.

Compuseram a mesa de honra o Presidente Mansour Elias Karmouche, o Vice-Presidente Gervásio Alves de Oliveira Júnior, a Secretária-Geral Adjunta Eclair Nantes, o Diretor-Tesoureiro Marco Rocha, Conselheiro Federal e Vice-Presidente da Comissão Nacional da Advocacia Jovem Vinicius Monteiro Paiva, o Conselheiro Horêncio Serroy, a Secretária-Geral Adjunta da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMS) Janaina Pouso, o Diretor da Escola Superior da Advocacia (ESA) Ricardo Souza Pereira, a Presidente da Comissão da Jovem Advocacia Janine Delgado, o Presidente da Comissão dos Advogados Criminalistas Tiago Bunning, o Advogado e Padrinho da turma Max Trindade Nantes e a Advogada Maria Tereza Casadei.

Ao discursar, Mansour destacou que a Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul está sempre se posicionando com equilíbrio, respeito e exigindo o cumprimento da constituição, das leis e do estado democrático de direito. “Atuamos com muita independência e é isso que nos faz ter o valor que temos. Quando a crise se assola na sociedade civil é aqui que se busca o refúgio, a palavra e o compromisso que os nossos antepassados fizeram para estarmos aqui. Desde 1843 a Ordem dos Advogados do Brasil surge como entidade de classe não só corporativa, mas a única que defende a sociedade. Fomos nós legitimados a propor as ações de proteção. Vamos continuar essa luta árdua, difícil e desafiadora com a certeza de que estamos no caminho certo. Tenho certeza que em 2020 os desafios serão maiores ainda, mas a sociedade tem clamado por mudanças e vamos dar apoio para aquilo que entendemos ser correto e seremos contra aquilo que não concordarmos”, frisou.

Ricardo Pereira fez o uso da palavra e convidou aos novos advogados e advogadas a fazerem parte dos projetos de formação continuada. “Advogar vocês estão começando hoje, mas estudar terão que fazer pelo resto das suas vidas. Convido a todos que participem dos nossos eventos que são gratuitos e semanais. Anuncio também que no início do ano vamos lançar quatro pós-graduações, por meio de convênio com a PUC- SP, com planos de descontos para vocês”, avisou.

Secretária-Geral Adjunta da CAAMS, Janaina apresentou os benefícios assistenciais, como plano de saúde, farmácia, livraria e descontos na anuidade. Falou também da importância da Ordem para o crescimento profissional. “Quem me ajudou a crescer foi a nossa Casa que, pela primeira vez, desde a última gestão abriu as portas para os advogados e advogadas para ocuparem os seus lugares tendo vez e voz”, agradeceu.

O juramento foi lido pela Bacharel Jeferson Borges dos Santos Júnior e o discurso em nome da turma feito por Arthur Gabriel Marcon Vasques, que preside a Comissão de Acadêmicos e Estagiários de Direito. “Ao advogado cabe ir além, a vanguarda é o seu lugar de atuação. Somos essenciais à administração da justiça e sabemos que na nossa atuação profissional estaremos sempre ao lado da parte patrocinada, mas nosso papel vai muito além dos interesses da causa, objetivamos algo maior: a Justiça. Que honremos o juramento realizado hoje e que simbolizemos, nesse ato de entrega de carteiras, uma nova geração da advocacia sul-mato-grossense e brasileira. Cabe a nós a manutenção do respeito institucional, que ainda temos na sociedade”, discursou.

Padrinho da turma, Max Trindade parabenizou a todos pela conquista. “Vocês estão aqui porque fizeram uma escolha, advogar. Festejem, mas lembrem que esse é o início de um grande desafio e que não estão sozinhos. Muito além da técnica, a possibilidade de contribuir com a solução dos problemas. Somos fundamentais para a administração da Justiça. Perseverança, veracidade e coragem para desafiar. A Ordem está de braços abertos para recebê-los e é a nossa Casa”.

A Presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Janine Delgado, pontuou que “o advogado é a luz da sociedade em tempo de escuridão”. Ainda segundo ela, a OAB/MS e a Comissão da Jovem Advocacia estão de portas abertas para auxiliar no que for necessário. “O nosso papel institucional é motivar vocês e mostrar que precisamos buscar a diferença e para isso é preciso sempre o conhecimento”, disse.

Maria Tereza Casadei também fez o uso da palavra, cumprimentou a todos e falou de desafios. “Sabemos das dificuldades pelas quais passaram. A história de vocês como advogados começa agora”. Na ocasião, a Advogada fez entrega simbólica ao Presidente Mansour da segunda edição do livro que resgata a história da Ordem, em seus 40 anos. “É uma alegria muito grande dividir o conhecimento daqueles que fundaram essa instituição e a edificaram tijolo por tijolo”, finalizou.