Notícias

OAB/MS recebe visita dos acadêmicos do curso de Direito da UFMS de Corumbá

Data:

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), recebeu na manhã desta quinta-feira (28) acadêmicos do curso de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Pantanal – Corumbá. O objetivo da visita foi conhecer a Casa da Cidadania a qual futuramente farão parte e os princípios éticos da profissão. Os alunos foram recebidos pelo Presidente Mansour Elias Karmouche, Presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) Marta do Carmo Taques, Corregedor Ladislau Ramos, Corregedor-Adjunto Vicente Azuaga, o membro Mário Lacerda e a Advogada Institucional do TED Arlete Viegas.

Ao dar boas-vindas em um encontro no Plenário da instituição, Mansour agradeceu pela presença de todos e apresentou o papel da instituição. “Os trabalhos desenvolvidos aqui não são de uma mera corporação de classe. A Ordem dos Advogados do Brasil é a defensora do estado democrático de direito, da cidadania e sociedade brasileira. Nos momentos mais importantes da história brasileira, da política e democracia existente em nosso País, a nossa instituição fez parte e continua fazendo. Desenvolvendo trabalhos de forma intensa, equilibrada e buscando sempre o aprimoramento das instituições e defendendo as prerrogativas dos seus profissionais”, destacou.

Mansour deixou as portas abertas aos futuros profissionais e citou também a gestão do Advogado Roberto Ajala Lins, Presidente da 1ª Subseção instalada em Corumbá. “É um advogado brilhante, uma pessoa de grande responsabilidade como gestor de uma instituição como a OAB e também como professor. Isso é muito importante para nós porque o que sempre almejamos é a qualidade no ensino jurídico”, elogiou.

Presidente do TED, Marta Taques enfatizou que é fundamental o conhecimento sobre a ética. “Essas novas tecnologias não podem ser empecilhos para a obediência dos princípios ético-profissionais que estão em primeiro lugar na vida do advogado. A honra está acima da mercantilização. Além disso, foi uma oportunidade de saberem que temos a Escola Superior da Advocacia, a Caixa de Assistência dos Advogados e que podem contar como o nosso apoio”, disse.

O Corregedor Ladislau pontuou que a quebra da ética é a quebra da qualidade do profissional. “É importante saberem que trabalhando errado serão punidos e isso dificulta a carreira. Puderam conhecer como funciona o Tribunal de Ética e que a Corregedoria atua na supervisão, trabalhando conjuntamente”.

Os acadêmicos o Coordenador do curso de Direito da UFMS César Tavares e as Professoras Priscila Pinheiro e Heloísa Portugal. todos tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a função da Ordem, funcionários e percorrer por toda a sua estrutura física.

Aos 19 anos e estudante do 4º semestre, Emanuelly Santos Silveira conta que a paixão pela advocacia começou aos 12 anos quando conheceu os trabalhos de uma desembargadora e agradeceu pela recepção. “A partir de então fui me apaixonando cada vez mais pela profissão. Também tenho familiares que atuam na área que me incentivam. Para nós, futuros operadores do direito, é muito importante conhecermos a Casa que vai nos acolher. Saber qual é a sua estrutura, formação e como é o trabalho desenvolvido. Também é fundamental conhecermos mais sobre a postura ética com relação aos clientes e colegas”, frisou.